Fora do Eixo: três mostras para ver obras de grandes e novos artistas
Três programas fora do eixo tradicional
Foram 460 inscrições para chegar aos trinta nomes contemplados na 6ª edição do projeto GAS, da Anita Schwartz Galeria, que abre espaço para a nova geração. Em seis núcleos, Apresentando reúne pinturas de Alcino Fernandes, Monique Ribeiro e Brendon Reis (foto), acerca da identidade negra; de Bruna Manarelli, inspirada em reflexões de gênero; e de João Hisse, sobre corpo e movimento, entre outros.
Rua José Macedo Soares, 30, Gávea. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 12h/18h. Grátis. Até 21 de fevereiro.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Falta de fiscalização transforma o trânsito no Rio em teste de paciência
O Rio de Janeiro é protagonista de Sonhos Cruzados, exposição da Casa Proeza com vinte fotografias. Sob o olhar de Claudio Edinger, imagens aéreas conjugam paisagem, arquitetura e lifestyle. O Corcovado, a Praia do Leblon (foto) e a Igreja da Penha estão entre os cenários. Já pelas lentes de Betina Samaia, registros noturnos que tensionam real e onírico. A curadoria é de Ana Fortes e Rogério Reis.
Rua do Ouvidor, 26, Centro. Ter. a sex., 11h/18h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 7 de fevereiro.
No ano em que faz uma década, o Solar dos Abacaxis passa por uma mudança e atende, agora, por Solar, além de inaugurar a Sala de Leitura, com atividades educativas. O espaço cultural encerra a programação comemorativa com Irradiar: Para Construir Instituições da Gente, que traz quarenta obras de trinta artistas — entre eles, Ailton Krenak, Anna Bella Geiger, Marcela Cantuária (foto), Maxwell Alexandre e Vik Muniz.
Rua do Senado, 48, Centro. Qua. a sáb., 10h/18h. Grátis. Até março.
––





