Chichico Alkmim. Cerca de 200 imagens históricas, do início do século XX, feitas em Diamantina, são exibidas junto com uma centena de negativos de vidro e uma máquina de fole semelhante à que era usada pelo fotógrafo mineiro. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro.
FotoRio. Oito individuais fotográficas ocupam o bem cuidado CCJF. Sobressaem no conjunto as cores vivas e os personagens retratados em Áfricas, de Alice Kohler, e paisagens de hoje capturadas como antigamente na mostra Albuminas contemporâneas — O Rio Revisitado, de Ailton Silva. Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis.
World Press Photo. Grandes momentos do fotojornalismo mundial estão reunidos em 164 registros. Há fartas doses de emoção. Em flagrante mais descontraído, Antonio Gibotta (autor da foto acima) acompanha uma tradição festiva, com direito a farinha e muitos ovos, na cidade espanhola de Ibi. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 18 de junho.