Continua após publicidade

Grátis: musical A Hora da Estrela terá única apresentação on-line

Espetáculo estrelado por Laila Garin tem canções compostas por Chico César

Por Marcela Capobianco
17 dez 2020, 13h06
Atriz Laila Garin, no canto direito da foto, refletida em espelho, em cena, como Macabéa
Laila Garin: "A peça tem uma mensagem importante para os dias de hoje, fala sobre solidariedade e afeto" (Daniel Barboza/Divulgação)
Continua após publicidade

Mais uma ação para comemorar o centenário de Clarice Lispector, o espetáculo A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa estreou em março, no CCBB, mas teve a temporada interrompida pelo novo coronavírus.

+ Cristiana Beltrão: Três dias em Paraty

Uma das obras mais emblemáticas da escritora ucraniana naturalizada brasileira, a história foi adaptada por André Paes Leme e ganhou trilha original de Chico César. A direção musical é de Marcelo Caldi. Laila Garin interpreta a protagonista.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Neste domingo (20), às 18h, a peça será apresentada ao vivo, diretamente do teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil, com transmissão pelo canal do YouTube da Sarau Agência e pelo Arte 1, da TV a cabo.

Continua após a publicidade

Clarice Lispector morreu pouco depois de lançar A Hora da Estrela, romance sobre uma imigrante nordestina cuja vida no Rio de Janeiro é marcada pela ausência de afeto e poesia. Vista pela sociedade como uma mulher desprovida de qualquer atrativo, Macabéa se contenta com uma existência medíocre: ganha menos do que um salário, divide um quarto com quatro pessoas, sofre com um chefe rigoroso e não atrai a atenção de ninguém.

+ Grátis: Heloísa Perissé e Maria Clara Gueiros apresentam peça on-line

No livro, a história é contada por um escritor, que vê Macabéa na rua e resolve narrar a vida de uma pessoa tão invisível, comum e sem brilho, em um exercício de alteridade. Para a versão teatral, André Paes Leme propõe que o escritor se transforme em uma atriz. Desta forma, Laila Garin tem o desafio de se alternar entre a Macabéa e a atriz, que não somente narra, mas também comenta e lança uma série de questões ao longo da encenação.

+ Coronavírus: Rio contabiliza mais de 4 000 casos em 24 horas

Continua após a publicidade

“Interpretar a Macabéa, as canções de Chico e ser dirigida por André já seriam motivos mais do que especiais para estar em cena. Mas o espetáculo diz exatamente o que queremos comunicar neste momento. É um grito de indignação com muita poesia, lutando com as armas que temos. Precisamos desse olhar de afeto para o outro. Além de tudo, é uma peça sobre esperança”, analisa Laila Garin.

Claudia Ventura e Claudio Gabriel completam o elenco.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.