Os destaques do festival Ópera na Tela, que ocupa o Parque Lage
Evento exibirá nove espetáculos encenados nas mais prestigiosas casas de ópera do mundo, em uma tenda ao ar livre com um telão
O Parque Lage recebe a partir deste sábado (16) mais uma edição do Festival Ópera na Tela, que exibirá nove espetáculos encenados nas mais prestigiosas casas de ópera do mundo, projetados em um telão ao ar livre. O público assistirá aos filmes em uma tenda para 500 pessoas com espreguiçadeiras e almofadas, cercado pelo verde.
Serão exibidos espetáculos consagrados, como Carmen, de Georges Bizet, filmado nas Arenas de Verona, com direção de Franco Zeffirelli; Rigoletto, de Giuseppe Verdi, registrado no Scala de Milão, com direção de Mario Martone; e Madame Butterfly, de Giacomo Puccini, em apresentação no Festival de Bregenz, com direção de Andreas Homoki, entre outros.
+ Com documentários e filmes premiados, mostras de cinema invadem o Rio
Pela primeira vez, o evento apresenta um filme de ficção: Il Boemo, sobre o tcheco Josef Mysliveček, contemporâneo de Mozart, que terá pré-estreia no festival com presença do diretor, Petr Vaclav, antes de entrar em circuito. A artista que canta no festival este ano é a cantora lírica Eléonore Pancrazi, que será a atração da noite de abertura.
Idealizado por Emmanuelle e Christian Boudier, o evento conta ainda com três palestras do professor e musicólogo Rodolfo Valverde, na Casa de Cultura Laura Alvim; duas sessões especiais de iniciação à ópera para crianças no cinema Estação Net Rio, e exibições dos espetáculos no Kinoplex Fashion Mall e no Kinoplex Leblon Globoplay.
Programação:
16 de setembro (sábado): Recital de Eléonore Pancrazi (cerca de 1h) + Madame Butterfly, de Giacomo Puccini (2h10)
17 de setembro (domingo): Pré-estreia de Il Boemo, cinebiografia de Josef Mysliveček, compositor tcheco genial e esquecido, com presença do diretor, Petr Vaclav (2h20)
18 de setembro (segunda): Il Trittico, de Giacomo Puccini (3h)
19 de setembro (terça): Das Rheingold, de Richard Wagner (2h35)
20 de setembro (quarta): Hamlet, de Ambroise Thomas (3h45)
21 de setembro (quinta) Carmen, de Georges Bizet (2h50)
22 de setembro (sexta): La Vie Parisienne, de Jacques Offenbach (3h18)
23 de setembro (sábado): Três Balés de Maurice Béjart (1h) + Romeu e Julieta, de Charles-François Gounod (2h30)
24 de setembro (domingo): Rigoletto, de Giuseppe Verdi (2h10)
Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414. De 16 a 24 de setembro, 19h. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo Sympla.
Palestras: Casa de Cultura Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema. 18, 20 e 22 de setembro, 11h/13h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui