Episódio real inspira comédia Os Intolerantes

Ação dos chamados "justiceiros", que acorrentaram menor a um poste no início de 2014, está na base do texto

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 12h31 - Publicado em 6 dez 2014, 00h00
Os Intolerantes
Os Intolerantes (Flavia Fafias/Divulgação/)
Continua após publicidade

AVALIAÇÃO ✪✪    

 

No início do ano, o episódio em que um grupo de chamados “justiceiros” acorrentou um menor infrator a um poste mobilizou a cidade. Ainda fresco na memória, o fato inspira Os Intolerantes, comédia de Carla Faour e Henrique Tavares (também diretor). O ponto de partida é o assalto a uma idosa (Ivone Hoffmann) cometido por um rapaz (Eder Martins de Souza). Capturado, ele acaba amarrado a um poste pelo pescoço. Carla Faour (alternando-se com Juliana Guimarães), Celso Taddei, Leandro Santanna, Day Mesquita e Sergio Abreu vivem personagens que, de alguma forma, se envolvem com o acontecimento, revelando suas contradições de caráter no processo. Em que pese a pertinência da discussão sobre a hipocrisia da sociedade, o texto não avança muito além de uma exposição de tipos, paradoxalmente chapados em sua dubiedade. Estão lá, por exemplo, a indefectível progressista que, na verdade, não tolera a opinião alheia e a velhinha fofa que defende a ditadura. A montagem investe em uma pegada de crescente surrealismo, o que, de certa forma, evoca o absurdo dos nossos dias (80min). 14 anos. Estreou em 30/10/2014.

Centro Cultural Banco do Brasil — Teatro I(175 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a domingo, 19h. R$ 10,00. Bilheteria: a partir das 10h (qua. a dom.). Até o dia 21.

+ Confira outras peças em cartaz na cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.