Oscar 2022: onde assistir aos filmes vencedores da premiação
Cerimônia marcada por homenagens e agressão polêmica elegeu No Ritmo do Coração o melhor filme. Duna conquistou o maior número de categorias
Realizada neste domingo (27), a 94ª edição do Oscar prometia momentos marcantes para atrair uma grande audiência, como homenagens à famosa franquia de ação 007, aos 50 anos do clássico O Poderoso Chefão e ao longa cult Pulp Fiction (1994), com direito à recriação da icônica dança feita pelos personagens de John Travolta e Uma Thurman. No entanto, o acontecimento que mais gerou repercussão nas redes sociais foi o tapa dado por Will Smith — que viria a ser premiado pela primeira vez como melhor ator por King Richard – Criando Campeãs — em Chris Rock, após o comediante fazer uma piada com Jada Pinkett Smith, esposa do ator. Apesar da inesperada polêmica, a premiação contou com uma lista de vencedores sem grandes surpresas, anunciando atores e produções que já vinham colecionando outros prêmios na temporada.
+ Qual é a doença que motivou agressão de Will Smith a Chris Rock no Oscar
Dirigida por Denis Villeneuve, a primeira parte da ficção científica Duna foi a grande vencedora das categorias técnicas, conquistando seis estatuetas por melhor fotografia, edição de som, montagem, efeitos visuais, trilha sonora original e design de produção. E na aguardada categoria do Oscar de melhor filme, o ganhador foi No Ritmo do Coração. Distribuído pela Apple TV, o filme é adaptado do longa francês A Família Bélier (2014), e conta a história da jovem Ruby, a única ouvinte em uma família de surdos, que sonha em se tornar cantora. A produção ainda conquistou suas duas outras indicações de melhor roteiro adaptado e ator coadjuvante — tornando Troy Kotsur o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar, além de emocionar o público com seu discurso na língua de sinais americana (ASL).
Ganharam destaque também: Os Olhos de Tammy Faye, cinebiografia que deu o prêmio de melhor atriz a Jéssica Chastein; o musical de Steven Spielberg Amor, Sublime Amor, com prêmio de melhor atriz coadjuvante para a favorita da temporada, Ariana DeBose; Drive My Car, longa japonês eleito melhor filme internacional; a animação da Disney Encanto; além de King Richard – Criando Campeãs, sobre o pai e treinador das tenistas americanas Venus e Serena Williams. Já a grande aposta da Netflix, Ataque dos Cães, com indicações em doze categorias, foi somente reconhecido pela direção da neozelandesa Jane Campion, a terceira mulher na história da premiação a ganhar como melhor diretora. Ela também já havia sido indicada ao Oscar de 1994 pelo filme O Piano (1993).
+ No rastro de Anitta, DJ carioca entra no ranking mundial do Spotify
A boa notícia é que vários filmes desta lista de vencedores já estão disponíveis no streaming, ou devem chegar em breve ao catálogo de diferentes plataformas. Confira onde assistir aos premiados sem sair de casa:
No Ritmo do Coração
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Ataque dos Cães
Onde assistir: Netflix.
Duna
Onde assistir: HBO Max.
Amor, Sublime Amor
Onde assistir: Disney+.
King Richard – Criando Campeãs
Onde assistir: HBO Max.
Drive My Car
Onde assistir: em breve na Mubi (1º de abril).
Encanto (melhor animaçã0)
Onde assistir: Disney+.
Cruella (melhor figurino – Jenny Beavan)
Onde assistir: Disney+.
007: Sem Tempo Para Morrer (melhor canção original – Billie Eilish e Finneas)
Onde assistir: Disponível no Now e para compra e aluguel no iTunes e Google Play.
The Long Goodbye (melhor curta em live action)
Onde assistir: gratuitamente pelo Youtube (vídeo acima).
The Queen of Basketball (melhor documentário curta-metragem)
Onde assistir: gratuitamente pelo Youtube (vídeo acima).
Belfast (melhor roteiro original)
Onde assistir: o filme de Kenneth Branagh ainda não está disponível no streaming, mas pode ser assistido nos cinemas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui