Continua após publicidade

Palácio Guanabara abre para visitação pública

A partir deste sábado, cariocas e turistas poderão conhecer de perto a construção histórica

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 12h25 - Publicado em 29 jan 2015, 18h50
 (André Gomes de Melo / Divulgação/)
Continua após publicidade

 

Por iniciativa do governador Luiz Fernando Pezão, o Palácio Guanabara, sede do governo estadual em Laranjeiras, passará a receber visitantes todo último sábado de cada mês. Cariocas e turistas poderão conhecer um pouco mais da história desta construção de 1853 que serviu de casa para a princesa Isabel e de residência oficial do presidente da República entre 1926 e 1947. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail visitaguiada@casacivil.rj.gov.br e o grupo será de no máximo 20 pessoas (até março as listas já estão completas). 

+ Dez motivos para visitar a Praça XV

A visita começará pelo Salão Nobre que mantém o mobiliário antigo e atualmente é usado para reuniões e para receber autoridades. No passado, foi palco de jantares com orquestra e receitais organizados pela princesa Isabel. A seguir, a sala Pé de Moleque que recebeu cobertura de vidros resistentes e iluminação especial para preservar o antigo piso encontrado nas obras de restauração e que dá nome ao cômodo. 

Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer a Capela de Santa Terezinha, construída nos anos 40 a pedido de Carmela Dutra, esposa de Eurico Gaspar Dutra, então presidente do país. Hoje em dia, a capela é utilizada para missas comunitárias e casamentos.

Na área externa, os visitantes poderão conhecer o jardim de inverno e a Fonte de Netuno, construída na fundição francesa mais importante do século XIX, Val d’Osne.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.