Palestras relacionam ideias de Nietzsche à realidade brasileira

Evento terá pesquisadores e especialistas debatendo temas centrais como educação e literatura

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 11h57 - Publicado em 31 ago 2015, 18h43
Nietzsche
Nietzsche (Divulgação/)
Continua após publicidade

De terça (1º) a sexta (4), a Caixa Cultural apresenta o ciclo de palestras Nietzsche e o Brasil. A cada dia, um tema será abordado por dois pesquisadores, que também debaterão com o público a vida, a obra, e as influências do filósofo alemão no pensamento contemporâneo. Os convidados são alguns dos principais pesquisadores do autor, com significativas publicações e extensa atuação profissional em cada um dos quatro temas:  educação, canção popular, literatura e corpo. Os encontros gratuitos começam as18h30 e as senhas são distribuidas uma hora antes.

No primeiro dia, a professora Rosa Dias (UERJ) usa trabalhos do filósofo entre os anos 1870 e 1874 para apresentar as contribuições de seu pensamento para a educação e como elas podem ser aproveitadas no Brasil do século XXI. Em seguida, o doutor Marlon Tomazella compara a visão nietzschiana da educação alemã do século XIX com o contexto histórico brasileiro, apontando possíveis aplicabilidades.

Na quarta (2), dia dedicado à canção popular, a psicóloga e doutora em filosofia Ana Barreto abordará a noção de canção popular em Nietzsche e sua relação erudita com a música, tratando da classificação popular x erudito e trazendo para a realidade brasileira as valorações nietzschianas que norteiam o “bom gosto” musical. Na sequência, o crítico, produtor cultural e professor Bernardo Oliveira (UFRJ) utiliza o universo filosófico de Nietzsche para explicar o samba.

A literatura é o tema central do terceiro dia do evento, quando a professora Iracema Macedo (IFF) partirá da possibilidade de relacionar textos do alemão com poemas de Carlos Drummond de Andrade. Depois, o professor Dr. Renato Nunes Bittencourt (UFRJ) tomará o suporte filosófico de Nietzsche para ajudar a compreender a psicologia do ressentimento, partindo dos tormentos existenciais do personagem principal do romance Angústia, de Graciliano Ramos.

No último encontro do ciclo, os professores Dra. Izabela Bocayuva (UERJ) e Dr. Miguel Angel de Barrenechea (Unirio) tratam do pensamento nietzschiano sobre o corpo e como este influencia os valores morais da cultura do Ocidente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.