Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Fenômeno nas redes, Pedro Vinicio expõe seus “memes artísticos” no Rio

Artista percorreu pontos turísticos como Cristo e Pão de Açúcar, pedalou na orla e visitou a Lapa; além dos passeios, retrata o espírito carioca na individual

Por Carolina Ribeiro
5 dez 2025, 11h39 • Atualizado em 5 dez 2025, 13h41
Coleção de Verão: artista visitou o Rio, onde lança individual com trabalhos inspirados na cidade
Coleção de Verão: artista visitou o Rio, onde lança individual com trabalhos inspirados na cidade (Pedro Vinicio/Reprodução)
Continua após publicidade
  • O artista visual Pedro Vinicio, 19, é um belo exemplo de que o melhor do Brasil é o brasileiro. Fenômeno nas redes sociais, o autor de tirinhas perspicazes, bem-humoradas e com rasuras — consideradas “memes artísticos” — visitou o Rio na última semana, onde passou oito dias turistando e se inspirou para criar a exposição Coleção de Verão. “A coisa que eu mais gosto no Rio é o céu com as montanhas, a linha do horizonte”, observa o artista.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    + Cúpula Popular dos Brics busca aproximar a sociedade da tomada de decisões

    Com curadoria de Alice Granato, redatora-chefe de VEJA SÃO PAULO, a individual com dez impressões fine art, em papel de algodão, será inaugurada na próxima segunda (8), no Rato, no Centro. “A ideia foi convidar o Pedro para vivenciar o Rio e traduzir a cidade e a chegada do verão com suas tiradas geniais ”, conta Alice.  

     

    Criador e Criatura: Fenômeno das redes, Pedro Vinicio estreia mostra no Rio
    Criador e Criatura: Fenômeno das redes, Pedro Vinicio estreia mostra no Rio (Leo Aversa/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Em solo carioca, o artista natural de Garanhuns se hospedou em Ipanema e Santa Teresa. Entre os programas que fez na cidade, pedalou na orla, visitou museus e ateliês de artistas, frequentou bares descolados e conheceu cartões-postais, claro, como o Cristo e o Pão de Açúcar.

    “Adorei a viagem pro Rio e agora tenho um carinho maior pela cidade, por ter ido em pontos turísticos que ainda não tinha visitado”, observa o artista. “ Me inspirei em tudo, nas pessoas e nas cores no mar. A coleção vai ser muito bacana. Estou feliz em fazer essa exposição com a curadoria de uma pessoa que gosto tanto, a Alice Granato”. 

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Além da série de impressões, serão produzidos postais com imagens típicas da cidade, que ilustram ainda o espírito carioca. Para se inspirar e absorver o jeito de se expressar, ele conta que conversou com muitos taxistas. “Nas ilustrações, tentei brincar com algumas gírias. Eu andava na rua e achava que era outra língua, mas, não, é o jeito de falar mesmo. Carioca diz palavrão para demonstrar carinho”, finaliza o artista. 

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês