A programação completa do Festival do Rio, que exibe quase 200 filmes
Produções nacionais e internacionais, incluindo inéditas, clássicas e premiadas, serão exibidas até o dia 16 de outubro
Após uma versão reduzida em 2021, devido à pandemia da Covid-19, o Festival do Rio retorna nesta quinta (6) com uma seleção extensa e diversa de filmes nacionais e internacionais. Até o dia 16 de outubro, o público poderá assistir a quase 200 títulos.
+ Elis, Tom e Belchior são tema de documentários no Festival do Rio
O clássico Cine Odeon, no Centro, está de volta nesta 24ª edição e sedia a abertura do festival. A tradicional noite de gala será acompanhada da exibição do longa Império da Luz, do premiado diretor britânico Sam Mendes, de filmes como Beleza Americana, 1917 e 007 – Operação Skyfall.
Além das exibições no Odeon e nas salas do Circuito Estação NET de Cinema, Kinoplex São Luiz e Reserva Cultural, em Niterói, o festival traz de volta as sessões gratuitas ao ar livre na Praia de Copacabana. O telão ficará montado em frente ao hotel Copacabana Palace, no Posto 2. No dia 14 de outubro, às 20h, o diretor Breno Silveira, que morreu em maio deste ano, será homenageado com a exibição do filme Dois Filhos de Francisco.
O longa faz parte da mostra competitiva Première Brasil, que também homenageia os 60 anos de dois grandes marcos do cinema brasileiro: O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte; e O Assalto ao Trem Pagador, de Roberto Farias. O festival também traz 70 produções nacionais inéditas, entre curtas e longas, como os documentários Diálogos com Ruth de Souza e Corpolítica.
Nomes renomados da música brasileira ganham destaque em outros documentários como Belchior, Apenas um Coração Selvagem, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti; Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz; Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, de Roberto de Oliveira; entre outros.
+ Arte e meio ambiente se misturam em nova exposição no Centro
Já a seleção internacional traz filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza e Toronto, além de diretores consagrados como Amos Gitai (Uma Noite em Haifa), Frederick Wiseman (Um Casal: Sophia e Tolstói), Abel Ferrara (Padre Pio), Hong Sang Soo (Walk Up), Gianni Amelio (O Senhor das Formigas), François Ozon (Peter von Kant), Lav Diaz (Quando Não Há Mais Ondas) e Paul Schrader (O Contador de Cartas).
Estão também entre os mais aguardados os filmes: Argentina, 1985, concorrente da Argentina ao Oscar de Melhor Filme Internacional, de Santiago Mitre, com Ricardo Darín e Peter Lanzani; Sra. Harris Vai a Paris, de Anthony Fabian, com Isabelle Huppert; Dalíland: A Vida de Salvador Dalí, da cultuada diretora de American Psycho Mary Harron; e My Policeman, de Michael Grandage, com o ator e cantor Harry Styles.
+ Após o sucesso no Rock in Rio, Ludmilla aterrisa agora na Sapucaí
Os amantes do gênero terror também poderão assistir a uma seleção que une filmes clássicos e aguardados como Piggy, de Carlota Pereda; O Menu, de Mark Mylod, com Ralph Fiennes; Halloween Ends, de David Gordon Green; Oldboy, de Park Chan-Wook e Grito de Horror, de Joe Dante.
Haverá ainda duas exibições de grandes clássicos nas telonas: Priscilla, a Rainha do Deserto, de Stephan Elliott e E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Para conferir a programação completa, basta acessar o site do Festival do Rio.