Teatro, cinema, música e gastronomia integram programação do FestLip 2022

Atrações gratuitas ocupam diferentes locais da cidade, como o Teatro Firjan SESI, o Real Gabinete Português de Leitura e o restaurante Rancho Português

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 nov 2022, 14h17
Foto mostra orquestra se apresentando com maestro à frente
UFRJazz: banda faz show com cantora do Cabo Verde Natty (./Divulgação)
Continua após publicidade

Após duas edições remotas, o Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa está de volta ao formato presencial para reunir nove países que falam a língua: Brasil, Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste. Até segunda (14), a 14ª edição do FestLip traz uma programação extensa com atrações de teatro, cinema, música, gastronomia e debates, espalhadas por diversos espaços da cidade como o Teatro Firjan SESI Rio, o Real Gabinete Português de Leitura e o restaurante Rancho Português.

+ Geraldo Azevedo, Chico César e as atrações da festa de 449 anos de Niterói

Nesta sexta (11), a banda brasileira UFRJazz Ensemble faz um show com a participação especial da cantora Natty, que tem despontado como uma das grandes vozes de Cabo Verde. Com direção musical de Júlio Merlino, o show “Música em Bom Português” promete uma mistura entre a sonoridade da música brasileira e cabo-verdiana, trazendo obras autorais da cantora de Cabo Verde e clássicos da música popular brasileira.

O evento celebra este ano o multiartista Ruy Guerra, nascido em Moçambique e radicado no Brasil, referência na música e no cinema para diversas gerações. No campo musical, Ruy soma mais de cem letras compostas para grandes nomes da MPB como Milton Nascimento, Chico Buarque e Edu Lobo. Um dos expoentes do Cinema Novo, o cineasta de 91 anos está por trás de clássicos como Os Cafajestes (1962) e Os Fuzis (1963), vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

No sábado (12), a genialidade de Ruy é analisada na oficina “Diário de Montagem: Na ilha de edição com Ruy Guerra”, comandada pelo cineasta Daniel Garcia, que é montador de filmes do homenageado. Já no domingo (13), Ruy participa do bate-papo com o tema “A Crioulização da Cultura da Língua Portuguesa”, no Teatro Firjan SESI Centro. A mesa contará também com o ator moçambicano Horácio Guiamba e a doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ Cristina Luz, com mediação do historiador de cinema Hernani Heffner e participação de Daniel Garcia.

No campo teatral, uma das novidades é a montagem inédita produzida pelo festival para a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, rebatizada de (des)Cortiço. O espetáculo traz em cena a Trupe FESTLIP, formada por atores dos nove países participantes do evento. Com direção do carioca Felipe Vidal, a peça inspirada no clássico da literatura brasileira propõe um olhar sobre a descolonização do pensamento e conta com trilha sonora ao vivo executada pelo violonista Artur Vidal.

+ O melhor da programação gratuita do fim de semana prolongado no Rio

Continua após a publicidade

Haverá também a transmissão direto de Portugal do espetáculo Provavelmente Saramago, acompanhada por um debate com o ator Vinícius Piedade e com o diretor Paulo Campos dos Reis. A exibição faz parte das comemorações oficiais do Centenário do Nascimento de José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Uma das atrações este ano é também a gastronomia portuguesa, homenageada com um cardápio especial do restaurante Rancho Português. O menu “Paladar da Língua” (R$ 152,00), do chef Evangelista Rodrigues Alves, é inspirado nos 200 Anos de Independência do Brasil e atravessa os mares, misturando sabores de ambos os países. Tem Tigelinha de Açorda com Frutos do Mar como entrada, Moqueca de Bacalhau típica como prato principal, e Baba de Camelo de sobremesa, uma espécie de mousse de doce de leite, para encerrar a experiência. 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Outro braço do evento é o FestLipinho, em parceria com a 3ª Coordenadoria Regional de Educação, que promoverá debates e vivências com alunos da rede estadual de ensino do Rio. 

10 a 14 de novembro. Grátis. Programação completa no site do FesLip.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.