Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Projeto que leva crianças a museus no Rio retorna com visitas virtuais

O Experimente Cultura oferece duas formas de visitação guiada para os estudantes da rede municipal de ensino. As inscrições já estão abertas

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 jun 2021, 12h08 • Atualizado em 9 jun 2021, 12h10
Criança usa equipamento tecnológico
Visitas culturais: um dos meios levando é infraestrutura tecnológica para a escola atendida (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Após passar o ano de 2020 com as atividades suspensas por causa da pandemia da Covid-19, o projeto Experimente Cultura retornou neste mês de junho oferecendo visitas virtuais a locais culturais e turísticos da cidade do Rio para estudantes da rede municipal de ensino. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.Projeto que leva crianças a museus no Rio retorna com visitas virtuaisProjeto que leva crianças a museus no Rio retorna com visitas virtuais

    + Borboleta ameaçada de extinção é vista no Jardim Botânico do Rio

    Criado em 2018, em dois anos de funcionamento o projeto promoveu 220 visitas, levando 9 000 estudantes a nove espaços na cidade: AquaRio, CCBB, Jardim Botânico, Museu Aeroespacial, Museu da Vida, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional e Planetário da Gávea.

    Siga

    A curadora do projeto, Renata Prado, informou que, com o formato virtual, devem ser feitas em média três visitas por semana, beneficiando mais crianças.

    + Concurso vai eleger projeto arquitetônico de novo museu da Marinha no Rio

    Continua após a publicidade

    “A forma como consumimos cultura se transformou muito com a pandemia. Nesta edição do Experimente Cultura, visualizamos na mediação de visitas virtuais a oportunidade de continuar promovendo experiências únicas para o público infanto-juvenil das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro”, explica.

    Todas as atividades são guiadas e mediadas por professores e especialistas, com dois meios de visitação. O primeiro é levar a infraestrutura tecnológica para a escola ou instituição atendida, respeitando as normas sanitárias.

    +Covid-19: população de Paquetá será cobaia para estudo de vacinação

    Continua após a publicidade

    Segundo Prado, a primeira experiência ocorreu no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com 26 crianças da comunidade do Vidigal tendo a oportunidade de conhecer o Museu do Amanhã, a partir da Associação de Moradores.

    “A Experiência foi incrível. Como de costume, nenhuma das crianças atendidas já havia tido a oportunidade de conhecer um Museu. Seguimos na luta para mudar isso, mostrando que aquele espaço também é delas e para elas”, afirma.

    +Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    A segunda forma é oferecer a visita guiada a partir de dispositivos próprios das crianças, diretamente das duas casas.

    Os interessados, como gestores, professores, responsáveis e alunos, devem entrar em contato através do site do projeto ou por e-mail.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de 32,90/mês