Projeto que leva crianças a museus no Rio retorna com visitas virtuais

O Experimente Cultura oferece duas formas de visitação guiada para os estudantes da rede municipal de ensino. As inscrições já estão abertas

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 jun 2021, 12h10 - Publicado em 9 jun 2021, 12h08
Criança usa equipamento tecnológico
Visitas culturais: um dos meios levando é infraestrutura tecnológica para a escola atendida (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Após passar o ano de 2020 com as atividades suspensas por causa da pandemia da Covid-19, o projeto Experimente Cultura retornou neste mês de junho oferecendo visitas virtuais a locais culturais e turísticos da cidade do Rio para estudantes da rede municipal de ensino. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.Projeto que leva crianças a museus no Rio retorna com visitas virtuaisProjeto que leva crianças a museus no Rio retorna com visitas virtuais

+ Borboleta ameaçada de extinção é vista no Jardim Botânico do Rio

Criado em 2018, em dois anos de funcionamento o projeto promoveu 220 visitas, levando 9 000 estudantes a nove espaços na cidade: AquaRio, CCBB, Jardim Botânico, Museu Aeroespacial, Museu da Vida, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional e Planetário da Gávea.

A curadora do projeto, Renata Prado, informou que, com o formato virtual, devem ser feitas em média três visitas por semana, beneficiando mais crianças.

+ Concurso vai eleger projeto arquitetônico de novo museu da Marinha no Rio

Continua após a publicidade

“A forma como consumimos cultura se transformou muito com a pandemia. Nesta edição do Experimente Cultura, visualizamos na mediação de visitas virtuais a oportunidade de continuar promovendo experiências únicas para o público infanto-juvenil das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro”, explica.

Todas as atividades são guiadas e mediadas por professores e especialistas, com dois meios de visitação. O primeiro é levar a infraestrutura tecnológica para a escola ou instituição atendida, respeitando as normas sanitárias.

+Covid-19: população de Paquetá será cobaia para estudo de vacinação

Continua após a publicidade

Segundo Prado, a primeira experiência ocorreu no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com 26 crianças da comunidade do Vidigal tendo a oportunidade de conhecer o Museu do Amanhã, a partir da Associação de Moradores.

“A Experiência foi incrível. Como de costume, nenhuma das crianças atendidas já havia tido a oportunidade de conhecer um Museu. Seguimos na luta para mudar isso, mostrando que aquele espaço também é delas e para elas”, afirma.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A segunda forma é oferecer a visita guiada a partir de dispositivos próprios das crianças, diretamente das duas casas.

Os interessados, como gestores, professores, responsáveis e alunos, devem entrar em contato através do site do projeto ou por e-mail.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.