Rio 2C: as palestras mais concorridas da conferência sobre inovação
Quarta edição do evento acontece de terça (11) a domingo (16) na Cidade das Artes e reúne nomes como Margareth Menezes e os criadores da série Dark
O Rio 2C aporta na Cidade das Artes de terça (11) a domingo (16) para sua quarta edição. O maior encontro de inovação da América Latina recebe mais de 1 200 palestrantes, e entre os painéis mais concorridos estão o da ministra da Cultura, Margareth Menezes; o do cantor Gilberto Gil; o de Lyor Cohen, head global de música do YouTube e do Google; e o do casal Baran Bo Odar e Jantje Friese, responsável pela série Dark, um dos maiores projetos da Netflix.
+ Cariocas têm nova chance de assistir a filme de Nanini feito na pandemia
O evento está dividido em quatro eixos. O Summit acontece no dia de abertura, nesta terça (11), e aborda recortes específicos assuntos como marcas e conteúdo, creator economy, inovação no mundo dos esportes, e criptoativos e ativos verdes. A Conferência vai de quarta (12) a sexta (14) e aborda em seus painéis temas como audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho, entre outros.
Já a seção Mercado traz oportunidades como pitchings e rodadas de negócios para criadores, executivos, investidores e startups ao estabelecer a ponte entre profissionais de diferentes setores da indústria criativa, incluindo audiovisual, música, editorial e games. Por fim, a Festivalia, voltada ao público em geral, realiza no sábado (15) e no domingo (16) uma série de atividades, além de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa.
+ Novo poder: Maxwell Alexandre abre galeria própria em São Cristóvão
A ministra Margareth Menezes fará a palestra de abertura da programação da Conferência, nesta quarta (12). Juntamente com os secretários de sua pasta, ela falará sobre a volta do MinC, as ações prioritárias do ministério e a retomada do investimento no setor cultural.
+ A volta de Pressa, Cão Vadio e mais espetáculos que estreiam no Rio
Já o painel Tempo Rei — Um Reencontro entre o Músico e Compositor Gilberto Gil e o Diretor Andrucha Waddington, mediado por Flora Gil, traz histórias e curiosidades sobre os bastidores dos projetos realizados realizados pelo trio, — desde o documentário Tempo Rei (1996) até a série documental Viajando com os Gil, a estrear.
+ Theatro Municipal recebe Giselle, um dos balés mais famosos do mundo
O casal de cineastas, roteiristas e produtores Baran Bo Odar e Jantje Friese, à frente das séries Dark e 1899, falará sobre seus processos criativos, suas visões estratégicas para a indústria e os mais recentes passos de sua trajetória empreendedora.
+ MAM passa a abrir às quartas e prorroga mostra de artista indígena Uýra
Já Lyor Cohen, head global de música do Google e Youtube, tem a carreira entrelaçada com o crescimento do hip-hop e irá contar histórias dos primórdios da cena, além de falar sobre a explosão da música latina, sua visão do futuro da música e como o YouTube se encaixa nele. A programação completa está no site do evento.
+ Com Bethânia no line-up, Festival de Inverno abre pré-venda de ingressos
A importância do soft power para o crescimento da indústria criativa do país é o tema principal da edição de 2023, norteando todo o encontro. Criada nos anos 90 pelo professor da Universidade de Harvard Joseph Nye, a expressão, que significa “poder brando” em português, fala sobre uma forma de dominação se diferencia do hard power (ou “poder bruto”), que acontecia por meio do poder bélico, ou econômico, por exemplo. A cultura é um dos principais agentes do soft power.
Cidade das Artes. Avenida das Américas , 5.300, Barra. Ter. (11) a dom. (16). R$ 75,00 a R$ 2.600,00. Ingressos pelo Sympla.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui