Continua após publicidade

Roberta Sá no Al Farabi e mais programas gratuitos do fim de semana

Festival Dança em Trânsito, novas exposições no Paço Imperial, arraiá do bloco Butano na Bureta e mostras de cinema, entre outras atrações

Por Kamille Viola
1 ago 2024, 18h15
Roberta Sá
Roberta Sá: cantora é atração de roda de samba neste domingo, no Al Farabi, no Centro (Pedro Bucher/Divulgação)
Continua após publicidade

Arraiá do Butano na Bureta

Fundado em 2009 por ex-alunos, professores e servidores do IFRJ (antiga Federal de Química), o bloco comanda seu arraiá “agostino”. A festa terá roda de samba, apresentação da Bateria Exotérmica e o DJ França nos intervalos.

Bar Vizinhando. Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 20, Vila Isabel. Sex. (2), 18h. Grátis.

Ataque Brasil

Atração do evento Som na Praça, a fanfarra combina música brasileira e latina com jazz e ritmos de Carnaval. A programação conta ainda com os DJs Nicolle Neumann e Lencinho.

Praça Orleans, Taquara. Dom. (4), 16h. Grátis.

Continua após a publicidade

Dança em Trânsito

Um dos maiores e mais abrangentes festivais de dança contemporânea do país, aporta no CCBB durante quatro dias, com parte da programação gratuitas, no foyer, além de levar atrações ao Polo Cultural ItalianoRio, na sexta (2), ao Espaço Tápias, no sábado (3), e ao Boulevard Olímpico e ao Largo da Candelária, com performances ao ar livre. O evento, que chega à 22ª edição, traz ao Rio 19 companhias de onze países, incluindo Brasil. A programação completa está no site do evento.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Foyer. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. De qui. (1º) a dom. (4). Grátis. Polo Cultural ItalianoRio. Casa D’Italia. Rua Antonio Carlos, 40, Centro. Sex. (2), 14h. Grátis. Espaço Tápias. Avenida Armando Lombardi, 175, 2º andar, Barra da Tijuca. Sáb. (3), 11h30. Grátis. Boulevard Olímpico. Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, Centro. Dom. (4), 10h. Grátis. Largo da Candelária, em frente ao CCBB, Centro. Dom. (4), 16h30. Grátis.

Laura Castro, Nayara Danielly e Ellis Gotto

O trio, formado por Laura (voz), Nayara (arranjos, piano e flauta) e Ellis (baixo), que apresenta o show A Voz de Uma Pessoa Vitoriosa, recebe nesta edição a cantora Jussara Silveira, de Salvador. O espetáculo reforça a importância da representatividade LGBTQIAP+ na MPB e no jazz.

Queerioca. Travessa do Comércio, 16h, Centro. Sex. (3), 20h30. Grátis. 

Mostra Lugares de Culturas

Realizada pelo CCBB Educativo, a mostra conta com filmes contemporâneos de países como Bulgária, Irã, Marrocos, Espanha, Singapura, Argentina, França, China, Canadá, Togo e Brasil, com o objetivo de evidenciar o audiovisual como ferramenta de educação. Há sessões infantis, juvenis e adultas. Na sexta (2), será exibido o longa Costurar Para Falar (19h). Sábado (3), as atrações são os curtas infantis Tom Tamborim, Abubilla, Performance da Meia-Noite e Anacleto, o Balão (14h) e o longa As Brigadistas (16h). No domingo (4), último dia, tem sessão dos curtas infantis legendados O Beijo e In Half (14h) e do média Sinais Antes de Morrer (16h). Sinopses e classificação disponíveis no catálogo, que pode ser baixado no neste link.

Continua após a publicidade

CCBB. Cinema I. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Programação completa no site do CCBB. Grátis. Ingressos na bilheteria ou pelo site do CCBB. Até domingo (4).

Mostra Peter Bogdanovich — Uma Vida Para o Cinema

No ano em que completaria 85 anos, o cineasta americano, morto em 2022, é homenageado com uma mostra de cinema na Caixa Cultural, com curadoria de Pedro Henrique Ferreira. Bogdanovich é considerado um dos mais influentes diretores da chamada Nova Hollywood, movimento que renovou a indústria de cinema dos Estados Unidos, na década de 70. Na sexta (2), a programação traz Muito Riso e Muita Alegria (15h) e Um Sonho, Dois Amores (17h30). No sábado (3), é a vez de A Última Sessão de Cinema (14h) e Texasville: A Última Sessão de Cinema Continua (16h30). Encerrando a mostra, o domingo (4) traz Impróprio Para Menores (13h) e o clássico Lua de Papel (15h10), com bate-papo com Lúcia Monteiro na sequência. Sinopses e classificação indicativa no site do espaço.

Caixa Cultural Unidade Passeio. Rua do Passeio, 38, Centro. Sex. (2), 15h e 17h30. Sáb. (3), 14h e 16h30. Dom. (4), 13h e 15h10. Grátis. Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão. Até domingo (4).

Palestra de Itamar Vieira Junior

Sucesso de público e crítica com o fenômeno literário Torto Arado (2019), o escritor faz o de abertura do projeto Palavra Líquida, que promoverá encontros que mesclam aulas e passeios pelo Rio de Janeiro. O tema da edição de 2024 explora os termos “terra” e “território” para pensar pertencimento, origem e a geografia dos afetos. Baiano de Salvador, Itamar é geógrafo, doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA e servidor público do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A trama gira em torno das irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem no sertão baiano, para falar de temas como escravidão contemporânea, racismo, direito à terra, ancestralidade africana e espiritualidade.

Auditório da Fecomércio. Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo. Sex. (2), 19h. Grátis. Sujeito à lotação.

Continua após a publicidade

Paço Imperial

O espaço recebe mostras novas neste sábado (3). Prêmio Pipa 2024: Aislan Pankararu, Aline Motta, enorê e Nara Guichon apresenta obras dos artistas contemplados deste ano. Já Coleção do Instituto Pipa: 15 Anos… traz trabalhos de Arjan Martins, Bárbara Wagner, Cadu, Berna Reale, Denilson Baniwa, Eder Oliveira, Paulo Nazareth, Renata Lucas, e Virginia de Medeiros. Na abertura, no sábado (3), às 15h, acontece uma visita guiada com Luiz Camillo Osorio. Também entram em cartaz Terra Vermelha, de Raul Leal; Agitações pelo Número, de José Patrício; Amador Perez 50 Anos Fotolivrografia; Olhos Cheios, de Mirela Cabral; e Tinha, de Dora Pellegrino e João Santana.

Praça Quinze de Novembro, 48, Centro. Abertura: Sáb. (3), 14h/18h. Visitação: Ter. a dom., 12h/18h. Grátis. De 4 de agosto a 20 de outubro.

Quarteto Camargo Guarnieri

Formado por Elisa Fukuda (violino), Ricardo Takahashi (violino), Silvio Catto (viola) e Joel de Souza (violoncelo), o quarteto é atração do projeto Sextas Instrumentais. No repertório, o Quarteto nº 9 em Dó Maior, Razumovsky, Op. 59 nº 3, de Beethoven, e o Quarteto nº 14 em Ré Menor, A Morte e A Donzela, D. 810, de Schubert.

Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (2), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço ou na bilheteria a partir das 18h.

Continua após a publicidade

Samba do André Diniz

O evento, que acontece na área externa do bar todo primeiro domingo do mês, recebe nesta edição a sambista Roberta Sá. A roda é composta pelos músicos Agrião, Alana Moraes, Alessandro Cardozo, Alexandre Maionese, Amanda Anibale, Bruno Barreto, Chico Alves, Dinho, Dirceu Leite, Marcelo Pizotti, Marquinhos Basílio, Maurício Massunaga, Roberta Nistra e Rodrigo Jesus.

Al Farabi. Rua do Mercado, 35, Centro. Dom. (4), 14h. Grátis.

Samba do Sacramento

O cantor Marcos Sacramento comanda seu concorrido samba ao ar livre, com convidados especiais a cada edição.

Rua do Mercado, em frente ao nº 35, Centro. Sáb. (3), 18h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.