Semana da Consciência Negra terá shows e feiras gratuitas no Rio
Teatros, museus e casas de shows da cidade recebem atrações para celebrar a data, sendo a maior parte gratuita. Confira o roteiro
Rosas Negras
O espetáculo musical reunirá a cantora e atriz Zezé Motta e 45 mulheres integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga no palco do Teatro João Caetano. Regida por Priscila Bonfim, a orquestra, que acaba de voltar de turnê na Suíça, fará um passeio pelo repertório de sucesso de intérpretes e compositores negros, incluindo canções como Olhos Coloridos, Sonho Meu, Senhora Liberdade, Não Deixe o Samba Morrer, Crioula e Alguém me Avisou. A cantora Zezé Motta será uma das principais atrações do show, além das solistas convidadas Thalita Floriano, Watusi Oliveira, Vall Coutinho e Ana Neri Souza.
Praça Tiradentes, s/nº, Centro. (21) 2332-9257. Qua (22), 19h. Grátis. Ingressos retirados na bilheteria, no dia do evento
+ Uber dá desconto em corridas para bares que celebram cultura negra no Rio
Leila Maria
No Dia da Consciência Negra, nesta terça (20), a cantora e compositora Leila Maria sobre ao palco do Blue Note Rio para apresentar o show “Ubuntu”, com participação do cantor Caio Prado. A artista tornou-se nacionalmente conhecida após ter participado da primeira edição do The Voice Mais, em 2021. Com mais de trinta anos de carreira, a carioca tem passagem por casas noturnas, clubes e festivais de jazz, palcos de teatros no Brasil e exterior como Paris, Nova York, Miami, Washington e Tóquio, e conta com seis álbuns lançados. O repertório trará músicas do seu último álbum, inteiramente dedicado ao repertório de Djavan, com famosas canções como Asa, Flor de Lis e Oceano, além de pérolas de Caetano e e Jorge Ben voltadas à diáspora africana no Brasil, e grande nomes do jazz.
Av. Atlântica, 1910, Copacabana. Seg (20), 20h. Ingressos pelo Showpass.
Robertinho De Paula
Em Santa Teresa, o guitarrista é atração toda quinta no Bar Santa Saideira, até dezembro. Nascido em Bangu, Zona Oeste do Rio, o músico vive hoje entre o Brasil e a Itália, tendo doze discos gravados na Europa e só um em seu país natal. No dia 23, Robertinho fará uma homenagem a compositores negros da música brasileira e internacional. Entre eles, o seu pai, o já falecido Irio De Paula, além do percussionista Robertinho Silva, Milton Nascimento, Horace Silver, Thelonious Monk, entre outros. O show contará também com os músicos Alexandre Berreldi (baixo acústico) e Helbe Machado (bateria).
Rua Progresso, 5, Largo das Neves/Santa Teresa. (21) 99339-5688. Qui (23), 21h. Grátis.
Museu Histórico Nacional
O espaço cultural situado no Centro do Rio preparou atividades especiais para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra em duas datas. No próximo sábado (25), a programação começa com a visita mediada “Presenças e ausências afrodiaspóricas no circuito expositivo do MHN”. Organizada pelos educadores do MHN Ed Santos e Moisés Fonseca, a ação vai destacar reflexões promovidas pelo projeto “Brasil decolonial” e apresentar obras de artistas afrodiaspóricos na exposição de longa duração. Vai ter também roda de samba do grupo Odaraô, às 15h30, e a segunda edição da feira AfroRena no MHN. Criada no Renascença Clube, a feira apoia 22 empreendedores, em sua maioria mulheres negras.
Praça Mal. Âncora, s/n, Centro.. Sáb (25), 10h/17h. Grátis.
Festival Gastronomia Preta
Com foco no “pretagonismo”, o festival ocupa o CCBB no fim de semana para que pessoas pretas assumam papéis de destaque no universo culinário. Uma das atrações será a Cozinha Show Benê Ricardo,que receberá chefs como Katia Barbosa, Aline Guedes e Paulo Rocha para preparar pratos ao vivo. O Ciclo de Debates Mussum contará com mesas redondas em que profissionais pretos de diversas áreas, como Rochelly Rangel, Edson Leite e Lucas Corazza, debaterão sobre raça, diversidade e gastronomia. Já o Espaço Omô, conduzido pelo movimento Mães Negras do Brasil, terá jogos de tabuleiro africanos e uma roda de conversa sobre “Alimentação do Futuro”. Na Praça da Pira, expositores de alimentos e bebidas oferecerão delícias que evidenciam a pluralidade da gastronomia preta brasileira. O evento ainda promete um palco com muito samba e bastante emoção durante a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta.
R. Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb (25) e dom (26), 12h/20h. Grátis.
1º Encontro Nacional de Povos de Terreiro
Reforçando a luta pelo fim da intolerância religiosa e do racismo, o evento gratuito promovido pela Unica terá uma vasta programação de shows, filme, palestras, artesanato, gastronomia e oficinas. Durante três dias, o encontro ocupará a região da Pequena África, na Gamboa, uma das mais importantes e simbólicas para a população negra e para os povos de terreiro, adeptos das religiões de matriz africana. Totalmente gratuito, o evento acontecerá em dois espaços: o CCU – Centro Cultural da UNICA (União Umbandista, Luz, Caridade e Amor) e o Sacadura 154. Tudo começa na sexta (24) com a exibição do filme Porto da Pequena África, de Cláudia Mattos. Na sequência, haverá palestras sobre Curimbó, Comidas de Santo e sobre a Consciência Negra, fechando o dia com um Xirê de Candomblé. Saiba mais sobre a programação pelo Instagram.
Centro Cultura Única (Rua Sacadura Cabral, 109, Saúde) e Sacadura 154 (Rua Sacadura Cabral, 154, Saúde). Sex (24), 12h/21h30; sáb (25) e dom (26), a partir das 9h. Grátis.
Espanha Afro
Até o fim de novembro, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro organiza atividades relacionadas à cultura afro, tanto na Espanha quanto na América Latina, para evidenciar seu significativo legado intelectual, cultural, artístico e social nos diversos espaços da diáspora. Até o dia 1º de dezembro, o ciclo de cinema “Transatlântidas – A terceira raiz africana” apresentará obras latino-americanas, tendo a ilha como espaço e a ilha como metáfora do isolamento dos protagonistas afro-descendentes de quatro filmes: La Arrancada (Cuba, 2019), de Aldemar Matias; Vals de Santo Domingo (República Dominicana, 2021), de Tatiana Fernández; Breve Miragem de Sol (Brasil, 2019), de Eryk Rocha; Mal de Caña (República Dominicana, 2021), de Juan A. Zapata. Na quinta (23), também haverá a palestra “Conhecendo o tecido cultural afro na Espanha” com Yeison García, diretor do Centro Cultural Espacio Afro (Madri).
Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. 16, 23 e 24/11 e 1º/12, 18h30. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui