1/7 A Praça Mauá por Augusto Malta: foto de 1921 (Augusto Malta/Coleção Brascan Cem Anos no Brasil/Acervo Instituto Moreira Salles)
2/7 Leme, por José Augusto de Paiva Meira (c. 1921). Piloto de hidroaviões da Marinha, o fotógrafo produziu diversas imagens aéreas da cidade. Detalhe: parte do calçadão, à direita, havia sido destruída por uma ressaca (José Augusto de Paiva Meira/Coleção Gilberto Ferrez/ Acervo Instituto Moreira Salles)
3/7 Lagoa Rodrigo de Freitas, por Marc Ferrez (c. 1888). Um dos mais ativos fotógrafos da cidade no fim do século XIX, o franco-brasileiro capturou um inusitado registro do espelho-d’água da Zona Sul carioca, ainda bucólico, quase rural, e praticamente sem edificações. Ao fundo aparece a extinta Companhia de Fiação e Tecelagem Corcovado, que ficava na região entre o Jardim Botânico e o Horto (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles)
4/7 Praia de Ipanema, por José Baptista Barreira Vianna (c. 1900). Família tradicional da Tijuca, os Barreira Vianna compraram uma casa em Ipanema, na altura de onde hoje é a Rua Francisco Otaviano. Na imagem, o bairro ainda é um grande areal (José Baptista Barreira Vianna/Coleção Barreira Vianna/Acervo Instituto Moreira Salles)
5/7 Paisagem de Santa Teresa, por Marc Ferrez (c. 1885). Aqui, mais curioso do que a paisagem (com a Rua Cândido Mendes, que sobe da Glória, no canto inferior direito) é a dupla aparição do próprio Ferrez, de calça mais clara, e de um amigo desconhecido na foto. A explicação é simples: a câmera era dotada de um mecanismo de varredura, que produzia uma imagem ao longo de vários minutos a partir de cliques sucessivos. Enquanto o equipamento fazia a panorâmica, os amigos mudavam de lugar diante da lente para aparecer duas vezes na mesma imagem (Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles)
6/7 Rua Primeiro de Março, por Georges Leuzinger (sem data). Não há registro da data da foto, mas é provável que tenha sido feita quando a via ainda se chamava Rua Direita. É possível ver veículos puxados por cavalo e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo (Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles)
7/7 Visitantes diante do telão: a projeção passeia por fotos ampliadas (Selmy Yassuda)
Entre as diversas ações que têm pipocado em comemoração dos 450 anos do Rio, esta imperdível mostra ocupa um lugar destacado. Possível somente graças a um consistente trabalho do Instituto Moreira Salles na restauração e conservação de fotos antigas, Rio: Primeiras Poses — Visões da Cidade a Partir da Chegada da Fotografia (1840-1930) reúne mais de 400 registros da cidade, pertencentes ao acervo da instituição. Sob a curadoria de Sergio Burgi, a alentada seleção traz pioneiros como Marc Ferrez (1843-1923), Georges Leuzinger (1813-1892) e Augusto Malta (1864-1957), entre muitos outros. Trata-se de fotografias para admirar sem pressa — à parte a beleza das imagens, há a graça de tentar localizar edifícios, monumentos e logradouros de hoje em cenas da virada do século XIX para o seguinte. Duas mesas interativas, sensíveis ao toque, potencializam a experiência: nelas, os visitantes podem ampliar dezenas de fotos, passear por seus detalhes e ainda descobrir, por meio de um mapa da cidade, o ponto exato onde foram clicadas. No fundo da galeria, uma projeção de 2,74 metros de altura por 9 metros de largura exibe outras imagens, todas de Ferrez, também expandidas de modo a revelar seus pormenores. Dois monitores apresentam fotosem estereoscopia, que, vistas com óculos especiais, criam um efeito tridimensional.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ
a partir de R$ 29,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.