Aos 88 anos e na batalha: músico Hermeto Pascoal tem aposentadoria bloqueada
Caso do artista é parecido com a situação vivida pela atriz Fernanda Montenegro

O músico, compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, considerado internacionalmente um dos fenômenos da música brasileira, aos 88 anos, teve a aposentadoria por idade bloqueada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Hermeto fez o desabafo nas redes sociais, nesta quinta (27).
+ Biógrafo de Jesus Cristo é o autor homenageado da Flip 2025
“O problema é grave, afeta milhares de pessoas e não pode ser tratado com normalidade. A aposentadoria é um direito. O Estatuto do Idoso garante prioridade e respeito no atendimento público, mas isso está longe de acontecer na prática. Esse caso não é um pedido por privilégio. É um alerta sobre como o sistema trata nossos idosos, inclusive aqueles que dedicaram suas vidas à cultura brasileira”, escreveu o músico.
Segundo a nota oficial, o benefício foi suspenso por falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde Pascoal não mora há mais de 10 anos. O músico afirmou que conseguiu resolver essa pendência, mas o benefício seguiu bloqueado pelo motivo de o pagamento não ter sido retirado dentro do prazo. O compositor destacou que a reativação exige uma nova solicitação, já feita, sem que nada tenha sido resolvido.
Hermeto destacou que o processo depende de aplicativo ou telefone, canais que são difíceis de acessar, especialmente para idosos. O músico citou o caso da atriz Fernanda Montenegro, que passou por situação semelhante em relação à prova de vida.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O INSS informou nesta sexta (28) que o benefício já foi reativado. Segundo o Instituto, os benefícios que não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o pagamento, são devolvidos pelo banco.