Filhos de Cid Moreira acusam madrasta de praticar estelionato senil
Rodrigo e Roger Moreira afirmam que ela transferiu mais de R$ 40 milhões do apresentador para a própria conta e de parentes, e vendeu 11 dos 18 imóveis dele
Os filhos de Cid Moreira, morto nesta quinta (3) aos 97 anos, acusam a madrasta de estelionato senil. Também conhecido como violência financeira contra idosos, o crime ocorre quando alguém se aproveita da confiança de um idoso para desviar ou apropriar-se dos seus bens ou rendimentos.
O icônico apresentador era pai de três filhos e e estava em sua quarta união, com Fátima Sampaio Moreira, 59, com quem tinha 36 anos de diferença. Jaciara, a primogênita, do casamento com Nelcy Moreira, morreu em 2020, aos 50 anos, de enfisema pulmonar.
+ Em mais um projeto na web, Diogo Nogueira fala sobre comida e candomblé
Os filhos outros são Rodrigo, de Cid com Olga Verônica Radenzev Simões, sua segunda esposa, e Roger, que ele adotou com a terceira companheira, Ulhiana Naumtchyk Moreira, e que é sobrinho biológico dela.
Rodrigo chegou a processar o próprio pai por abandono afetivo em 2006, mas perdeu o processo e desistiu de ter uma convivência com ele.
Segundo ele, o jornalista pagou sua pensão até seus 18 anos, mas não cumpriu sua função como pai desde que rompeu o relacionamento com Olga, quando Rodrigo tinha pouco mais de um ano de vida. Ele contou que tentou se reaproximar aos 6 e aos 9 anos, mas não conseguiu.
Já Roger foi deserdado em vida por Cid. O apresentador chegou a dizer que o adotou por influência da então mulher, Ulhiana, e que essa tinha sido “a maior besteira” que ele fez em sua vida. Roger alegou que Cid rompeu com ele por homofobia, após ele assumir um relacionamento com um homem.
+ Cid Moreira, morto aos 97 anos, apresentou o Jornal Nacional 8000 vezes
Ele também processou o pai por abandono afetivo, intelectual e evasão escolar, e acusou o jornalista de ter abusado sexualmente dele durante oito anos.
Em 2021, os dois filhos moveram um processo pedindo a interdição do pai e cogitaram ter uma parcela da futura herança. A ação, segundo o site F5, foi protocolada com pedido de urgência no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio), alegando tratar-se de “pessoa idosa, senil e que tem problemas psiquiátricos ocasionados pela idade”.
+ A pedido de clube, Globo muda data de especial sobre Fernanda Montenegro
Fátima foi acusada pelos filhos de Cid de “depenar totalmente o idoso, em puro estelionato senil, apropriação indébita e formação de quadrilha”. Segundo eles, ela teria transferido para a própria conta e de parentes mais de 40 milhões de reais que eram do apresentador e teria vendido 11 dos 18 imóveis dele.
Ela também foi acusada de maus-tratos e cárcere privado, sem que familiares próximos pudessem visitá-lo. Segundo Rodrigo e Roger, ela oferecia comida estragada para o pai, além de deixá-lo sem medicação e de agredi-lo verbalmente. Também teria sido ela a convencer o pai a deserdar os filhos.
+ Por que os paquitos não querem ter a vida retratada em documentário
Cid sempre negou todas as acusações, e se dizia muito bem tratado pela companheira. Afirmava que era invenção dos filhos e de pessoas próximas que não gostavam dela. Acabou vencendo a ação, que correu em segredo de Justiça durante todo o tempo, ainda que tenham sido repercutida na imprensa.
Em outubro de 2023, ele falou ao site R7 sobre o rompimento com os filhos. “Quantas histórias de ódio, traição e desapontamentos entre os membros de uma família. Então, como tudo neste mundo, a família pode ser o nosso bem e o nosso mal“, afirmou. “Tenho as minhas razões para ficar isolado de certas pessoas. O tempo me mostrou que eu estava certo”, disse.
+ Paulo Vieira, Cauã, Taís Araujo… Quem deve estar no elenco de Vale Tudo
Quem é a viúva
Fátima e Cid se conheceram em Fortaleza, onde ela morava, quando era repórter da revista Caras e foi cobrir um torneio de tênis do qual ele estava participando. Ele tinha 72 anos, e ela, 35. De acordo com Roger, os dois se envolveram quando o apresentador ainda era casado com sua mãe, Ulhiana.
Os dois ficaram se relacionando à distância por um tempo, até que Cid propôs que ela fizesse o tratamento ortopédico do qual precisava no Rio e, se a convivência desse certo, que eles se casassem, o que aconteceu em 2006.
+ Boneca da Xuxa: após esgotar em um dia, fabricante negocia nova tiragem
O apresentador estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis. Segundo nota divulgada pelo hospital, a causa da morte foi insuficiência renal crônica agudizada, distúrbio eletrolítico e falência múltipla de órgãos. Nascido em 1927, ele foi apresentador do Jornal Nacional por 26 anos.
No Encontro com Patricia Poeta desta quinta (3), Fátima falou sobre o estado de saúde do apresentador nos últimos dias de vida. “Eu não contei para ninguém para ter direito, como ser humano, de privacidade, de cuidar dele, esperando que ele voltasse pra casa”, afirmou. “Eu fiz o melhor que pude para confortá-lo”.
+ Por que Mania de Você fez a novela perder posto de maior audiência da TV
O corpo do jornalista foi velado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, e segue para Taubaté (SP), sua cidade natal, onde ele será enterrado a partir das 8h30 deste sábado (5), ao lado da primeira esposa, Nelcy, da filha Jaciara e do neto Alexandre, filho dela, que morreu em 1996, aos 21 anos em um acidente de automóvel.
O corpo de Cid já tinha sido velado em uma cerimônia na noite desta quinta (3), no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, distrito de Petrópolis, cidade onde ele vivia. O prefeito da cidade declarou três dias de luto oficial pela morte do apresentador.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui