A bateria da Imperatriz Leopoldinense usou o boné CPX em seu ensaio técnico na Sapucaí e ganhou elogios da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Acompanhando o presidente Lula em viagem à Argentina, ela fez um comentário em um post do ativista e jornalista Rene Silva, do Voz das Comunidades, no Twitter.
+ Encontros Veja Rio celebra nova edição nesta segunda (23) em Copacabana
Lindooooooo!!!
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) January 23, 2023
“Bateria da Imperatriz chegando com boné do CPX tá coisa linda, minha gente!”, escreveu Rene, compartilhando uma foto do momento. Ao que Janja respondeu: “Lindooooooo!!!”. O boné traz uma abreviação de “Complexo”, e homenageia o Alemão, comunidade de Rene.
O acessório se tornou conhecido quando Lula apareceu usando ele em sua campanha, durante uma visita ao Alemão. Apoiadores do então presidente e também candidato Jair Bolsonaro espalharam uma notícia falsa dizendo que as letras significavam “cupincha” e eram usadas por bandidos. Desde então, diversas personalidades apareceram usando o boné, de Xuxa a Chico Buarque.
+ Futebol de luto: morre o jornalista Gilson Ricardo, ícone do rádio
Janja, aliás, foi chamada para desfilar na Imperatriz neste Carnaval. O convite surgiu depois que a youtuber Antonia Fontenelle, ao criticar a roupa usada pela primeira-dama na posse de Lula, ofendeu a escola. “Isso aqui é a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense. Não entendo muito de moda, mas acho que não precisa, isso aqui é a minha opinião…”, disse ela nos stories de seu Instagram, falando sobre o terninho da socióloga.
+ Fagundes quer voltar às novelas e produzir dez filmes nos próximos anos
O comentário gerou revolta entre os integrantes da tricolor de Ramos, e diversas outras agremiações manifestaram apoio. A presidente da escola de Ramos, Cátia Drumond, pediu à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) que Fontenelle não seja credenciada para a Sapucaí.
+ Maria Ribeiro: “Desejo um 2023 de reconstrução. Não, de construção”
A rainha de bateria da Imperatriz, Maria Mariá, moradora do Alemão, também celebrou a comunidade. No ensaio técnico neste domingo (22), ela usou a coroa com a sigla CPX que ganhou em sua coroação em dezembro. O acessório foi criado pelo carnavalesco da escola, Leandro Vieira.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui