Prefeitura decreta luto oficial pela morte de Noca da Portela
Compositor faleceu no último domingo após quadro de saúde ter piorado por conta de uma pneumonia
O prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, decretou — através de edição extra do Diário Oficial do Município — luto oficial de três dias pela morte do compositor Noca da Portela (1932-2026).
O sambista e compositor morreu no último domingo (17) aos 93 anos. Noca estava internado em um hospital em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, por conta de uma infecção urinária.
Seu quadro de saúde piorou após adquirir uma pneumonia no sábado (9).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Nascido em Minas Gerais, o baluarte chegou ao Rio de Janeiro ainda criança e, na década de 1960, ingressou na ala de compositores da Portela a convite de Paulinho da Viola.
Noca compôs centenas de músicas e tornou-se integrante da Velha Guarda da Portela. Compôs sete sambas-enredos para a azul e branco dos quais se destacam Gosto Que Me Enrosco (1995) e ImaginaRIO, 450 janeiros de Uma Cidade Surreal (2015).
Assim como a Prefeitura, a escola de samba decretou três dias de luto pelo falecimento do compositor.





