Na votação popular, só deu ele, e Vini Jr. teve o triplo de votos do volante espanhol Rodri, em pleito realizado pelo jornal L’Équipe, mas segundo o júri oficial da Bola de Ouro, para o espanto de um grande número de jornalistas e torcedores mundo afora, o espanhol foi o vencedor, eleito o melhor do mundo na cerimônia realizada nesta segunda (28), em Paris. O jornal que realizou a votação popular é do mesmo grupo de mídia da revista France Football, que realiza a premiação anual da Bola de Ouro, com júri formado por jornalistas especializados de 100 países.
+ Gravidez de Sabrina Sato foi planejada, afirma Nicolas Prattes
Já sabendo de antemão que não seria o escolhido como o melhor do mundo na temporada, com informações de bastidores divulgadas pela imprensa espanhola e confirmadas pelo Real Madrid, apesar de uma temporada irretocável, o atacante brasileiro não compareceu a cerimônia, que foi boicotada por todo o time e a diretoria do Real: a equipe espanhola foi eleita na mesma cerimônia a melhor do mundo, em momento constrangedor porque ninguém apareceu para receber. Detalhe: na foto postada pelo perfil do Bola de Ouro anunciando a vitória, Vini Jr. não aparece.
Por ter sido o mais decisivo jogador do Real Madrid, campeão da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Champions League, marcando gol na final e eleito o melhor jogador da competição, Vini Jr. era considerado o forte candidato. Rodri, do Manchester City, e Jude Bellingham, também do Real, seriam seus principais concorrentes. Rodri não foi escolhido nem o melhor jogador da Eurocopa, que venceu pela seleção da Espanha, e sequer foi finalista ao título de melhor da Premier League, da Inglaterra, atuando pelo Manchester City.
Os protestos com o resultado inesperado, tamanho o brilho e as atuações de Vini na temporada, invadiram a internet, ganharam a voz de jogadores importantes e de fãs que portaram faixas e gritaram o nome do brasileiro na porta do Théâtre du Châtelet, em Paris.
A craque Marta, da seleção brasileira, eleita seis vezes a melhor do mundo, postou vídeo com o bordão do momento, parafraseando a menina barrada no Show da Xuxa: “Eu esperei o ano inteiro para ver o Vini Jr. ser reconhecido como o melhor jogador da atualidade. Agora vem me dizer que não vão dar a Bola de Ouro para ele? Que Bola de Ouro é essa?“, questionou.
Convidado para a cerimônia, o influenciador brasileiro Luva de Pedreiro chegou ao tapete vermelho exibindo uma camisa de Vinicius, e o craque alemão Toni Kroos, ex-companheiro de Vini Jr. no Real Madrid, ironizou a Bola de Ouro, dizendo que nunca viu importância no prêmio. No Instagram, o volante gabonêsicius, sem dúvidas. Tchau, futebol”.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo o jornal espanhol Marca, a postura interna do Real Madrid é unânime em não considerar mais a existência da Bola de Ouro. Em comunicado à imprensa, o clube afirmou: “A Bola de Ouro não respeita o Real Madrid“.