Com Síndrome de Down, filha de Romário rebate ministro: ‘Não atrapalho’
Aos 16 anos, Ivy escreveu carta aberta a Milton Ribeiro, da Educação; ele havia dito que deficientes não devem frequentar escolas regulares
Filha do senador Romário, Ivy Faria divulgou uma carta aberta em seu Instagram direcionada ao ministro da Educação, Milton Ribeiro. Numa entrevista à TV Brasil no último dia 9 de agosto, Ribeiro afirmou que crianças com deficiência “atrapalham, entre aspas” o aprendizado de outros alunos, já que os professores “não têm conhecimento para dar atenção especial” a este público. Ivy, de 16 anos, é portadora de Síndrome de Down.
Covid-19: Rio inicia vacinação de adolescentes na segunda (23); veja datas
Em sua mensagem, a adolescente se dirige diretamente a ele. “Seu ministro da Educação, aqui é a Ivy. Eu estou muito triste com Sr. Sabe, eu tenho síndrome de down, sou uma pessoa com deficiência, e sou estudante. Estudo para ter um futuro e ajudar o meu país. Eu não atrapalho ninguém. Frequento uma escola regular, onde há jovens com e sem deficiência. Cada um aprende no seu tempo, ninguém é igual”, escreveu.
Xerém em chamas: Zeca Pagodinho tem alta e comemora no Twitter
No texto, Ivy discorre sobre a diversidade (“faz parte da natureza humana e isso é uma riqueza”), a inclusão de deficientes no mercado de trabalho, e finaliza: “Seu ministro, uma criança com deficiência em sala de aula contribui mais com a educação deste país do que o senhor neste ministério”. Um dia antes, Romário já havia criticado a postura de Ribeiro, a quem chamou de “imbecil” e “pessoa privada de inteligência”. Veja o post de Ivy:
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui