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Sucesso no streaming e nas redes, lenços são o acessório da vez

O item, que foi vastamente usado como top em verões passados, agora é adotado como bandana ou emoldurando o rosto, tanto por mulheres como homens

Por Renata Magalhães
Atualizado em 18 out 2024, 09h56 - Publicado em 18 out 2024, 06h05
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  • Quem esteve no Rock in Rio mês passado pôde ver ao vivo e em cores variadas uma tendência que andava circunscrita às influenciadoras fashion nas redes. Desde o primeiro dia, os lenços fizeram a cabeça, com muita graça, do público e de famosos como Sabrina Sato e João Guilherme. O acessório, que foi vastamente usado como top em verões passados, passou a ser adotado como bandana ou emoldurando o rosto, tanto por mulheres como homens. “Quando a tendência está tão presente em um festival assim, é porque já se consolidou”, afirma Paula Ritto, professora de moda do IED.

    Nos dias de hoje, segundo a pesquisadora, um conjunto de influências dita as novidades: personagens da cultura pop — como a estilosa Sydney (Ayo Edebiri) da premiadíssima série The Bear (O Urso), para citar um exemplo recente — e produtores de conteúdo na internet, tudo imerso em um caldo de valores como sustentabilidade e a busca por itens de segunda mão. “É muito fácil garimpar lenços em brechós, além de serem peças versáteis, que podem compor diferentes estéticas”, explica Paula.

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    Lançamento de verão: versões listradas estão na nova coleção da Panô
    Lançamento de verão: lenços em versões listradas estão na nova coleção da Panô (Cesar Lima/Divulgação)
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    Nas últimas semanas europeias de moda, em Milão e Paris, lá estavam eles, anunciando sua multifacetada existência nas passarelas. Grifes como Armani, Gucci, Prada e Burberry exibiram lenços em suas coleções. “Fazia tempo que eu via, mas só tive coragem de usar agora, quando se massificaram nos desfiles”, conta o empresário Thuan Serrano, de 31 anos. O modo preferido para ele é repousar o lenço por cima do boné, em um look mais urbano, já adotado por gente como a cantora Rihanna e a modelo Hailey Bieber (veja outras ideias de como usar no quadro).

    De tão na moda que está, a dupla boné e lenço já se acha à venda até em sites internacionais de fast fashion. Sem ficar para trás, marcas cariocas também apostam, com sucesso, nessa onda que faz a cabeça de tanta gente. A praiana Panô viu a procura pelo item disparar 268% em 2024 (e o ano ainda nem acabou). “Lançamos criações inspiradas no verão europeu que têm tudo para se afinar também com a nossa estação”, aposta a diretora criativa Tainah Lopes, enveredando por versões listradas e lisas acetinadas.

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    Como tudo na moda vai e vem, os lenços já estiveram em alta em volta dos cabelos, amarrados na frente ou transpassados, sobretudo nos anos 1950 e 1960. Aquele ar romântico foi aos poucos sendo substituído por visuais mais modernos, despojados e funcionais. No Rio, esses charmosos pedaços de tecido assumem ainda mais funções: servem para esconder o cabelo molhado após um mergulho no mar e até proteger as madeixas ao longo do percurso em motos de aplicativo de transporte.

    “Lembro que a minha avó usava para esconder os bobes de cabelo”, brinca a atriz e influenciadora Jade Seba, outra recém-­adepta. “Esse modo de acomodar em torno da cabeça traz várias memórias afetivas e confere muita personalidade para um look mais básico. É sobre ser você mesma sem se preocupar com o que os outros vão achar”, acredita. Da praia ao show, não há dúvida: o lenço está fazendo a cabeça dos cariocas.

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