Sua estante de livros anda bagunçada, ou pior, eles estão todos espalhados pelos cantos da casa? Pois saiba que estão dando a maior sopa quando, na verdade, poderiam render um bom caldo. As obras literárias podem ser integradas de forma criativa à decoração, economizando espaço e conferindo um ar descolado aos ambientes. Fuja do básico. Veja a seguir ideias super bacanas para aproveitar (e transformar) a sua biblioteca particular. As dicas são dos arquitetos Maria Helena Torres, Renato Tavolaro, da Leicht, e Solange Medina.
MESA LATERAL OU DE CENTRO
Crie um ou dois montes de livros, de preferência usando exemplares grandes e volumosos, e apoie um vidro ou tábua de madeira sobre eles se quiser.
LUMINÁRIA
Você também pode aproveitar as brochuras como base para abajur ou luminárias.
MÓVEL-BIBLIOTECA
Livros inseridos no próprio mobiliário, como no sofá a seguir, ou embaixo das escadas, deixam a casa um charme. Aproveite vãos, vigas e outros espaços vazios para preencher com literatura.
OBJETOS REINVENTADOS
A televisão velha, por exemplo, pode virar uma ótima caixa para livros, assim como uma bela gaiola fora de uso e aquela mala de viagem antiguinha, retrô, que você deixa escondida no armário.
EFEITO DEGRADÊ
Livros separados por cores ficam bem decorativos, deixando a boa e velha estante de cara nova.
ESTANTES DESCOLADAS
O móvel não precisa ser careta, quadradão. Invente formatos diferentes para acomodar os livros. Vale até embutir a estante no teto, com iluminação indireta e barra de alumínio para segurar as obras.
PRENSA-LIVROS ELEGANTES
Os leões a seguir são esculpidos em mármore. Mas você também pode apostar em peças divertidas, que formem palavras, por exemplo, para amparar as obras.
À PROVA DE ESTRAGO
O álbum de casamento abaixo foi colocado dentro de uma caixa de acrílico sob medida para ficar sobre a mesa protegido de poeira, copos molhados etc. A ideia vale também para livros, como belos encadernados de arte.
NICHOS NA COZINHA
Uma pequena biblioteca gourmet leva mais vida ao ambiente, além de deixa-lo mais descontraído e moderno. A dica é misturar as brochuras com utensílios de cozinha em nichos na altura do cozinheiro, para facilitar a consulta.
CESTO NO BANHEIRO
Coloque-os num belo cesto de vime, numa caixa forrada com tecido ou num banco baixinho. Escolha as obras mais interessantes para uma rápida folheada.