Incêndios em áreas de vegetação mais que dobram em um ano no Rio

Foram 4.471 ocorrências entre 1º de janeiro e 10 de maio deste ano, o equivalente a 34 incêndios por dia, ou três a cada duas horas, segundo os bombeiros

Por Da Redação
13 Maio 2024, 13h54
incendio-florestal
Incêndio florestal: ondas de calor que impedem a chegada de frentes frias contribuem, mas os balões continuam sendo o principal causador das queimadas.  (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

Trinta e quatro incêndios por dia, ou três a cada duas horas: o número de incêndios em áreas de vegetação no estado do Rio de Janeiro mais que dobrou em um ano, segundo o Corpo de Bombeiros. A corporação foi acionada 4.471 vezes entre 1º de janeiro e 10 de maio deste ano, ante 2.073 casos no mesmo período em 2023, um aumento de 115,6%. As ondas de calor com a que está sobre o território fluminense há 17 dias e impede a chegada de frentes frias contribuem, mas os balões continuam sendo o principal causador das queimadas.

+ Como será o SPVAT, novo seguro obrigatório para carros e motos

“Hoje, 95% dos incêndios no Brasil são causados por humanos. O fogo de hoje é o deslizamento de amanhã”, disse ao Bom Dia Rio, da TV Globo, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, citando também o perigo que representam guimbas de cigarro, queima de lixo e soltura de fogos de artifício.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A corporação lembra que quem mora em locais próximos à áreas de vegetação que fique atentos e, ao menor sinal de fogo, deve sair da residência o mais rapidamente possível, além de acionar o 193 para que os bombeiros militares possam o quanto antes atender à ocorrência.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.