Instituto Fernandes Figueira pede doação de leite materno para bebês
Instituição que atende bebês prematuros sofreu com queda no número de mães doadoras em janeiro e fevereiro deste ano
Referência no atendimento de bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, o Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está precisando de doações de leite humano. Situada no Flamengo, a unidade conta com apenas um litro disponível no momento para alimentar de 30 a 35 bebês prematuros, em média.
+ Combate à pobreza menstrual: saiba onde doar absorventes no Rio
O número de mães doadoras caiu em janeiro e fevereiro deste ano, em comparação com os mesmos meses em 2022: foram 138 e 134, respectivamente, contra 183 e 181. Enquanto as doações chegaram a 255,2 litros e 231 litros em janeiro e fevereiro do ano passado, o banco recebeu apenas 116,6 litros e 87 litros nos dois primeiros meses de 2023.
Qualquer mulher em fase de lactação, que esteja amamentando seu bebê, seja saudável e não faça o uso de cigarro, bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas, além de medicamentos contraindicados, pode fazer uma doação. Não há restrição do volume de leite doado.
Basta ligar para o banco de leite do IFF/Fiocruz, pelo número gratuito 0800 026 8877, para se cadastrar. Ao entrar em contato, a mulher receberá orientações sobre como colher o leite, que deverá ser congelado em frascos de vidro esterilizados e etiquetados. O passo a passo para a doação também pode ser conferido no site da instituição.
Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alimentação exclusiva de bebês de até 6 meses, o leite materno é essencial por oferecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui