Justiça derruba decreto que aumenta tarifa do Bilhete Único
O argumento é que a Alerj já havia estipulado a tarifa em R$ 8, em dezembro do ano passado, e que outro reajuste, para R$ 8,55, seria ilegal
O aumento da tarifa do bilhete único intermunicipal a partir de 13 de fevereiro, no Rio, determinado pelo governo do Estado, foi suspenso pela Justiça a pedido da Defensoria Pública do Rio. O argumento é que a Assembleia Legislativa já havia votado e estipulado a tarifa em R$ 8, em dezembro do ano passado, e que outro reajuste, para R$ 8,55, seria ilegal e prejudicial aos consumidores.
O pedido de suspensão foi feito à 9ª Vara de Fazenda Pública e se baseia em decreto do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que modifica a lei estadual 7506, na qual a tarifa é definida em R$ 8. A decisão da Justiça prevê cobrança de multa de R$ 100 mil do governo do Estado e empresas de transporte que descumprirem a determinação.
A decisão ainda estende a responsabilidade e penalização a autoridades, servidores públicos, concessionários de serviço de transporte coletivo e administradores que não acatarem a decisão.
[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxNzMyMDksJiN4MjI7dGl0bGUmI3gyMjs6JiN4MjI7RXN0YWRvIHBvZGUgdm9sdGFyIGEgcmVjZWJlciByZXBhc3NlcyBkZSBkZXAmI3hGMztzaXRvcyBqdWRpY2lhaXMmI3gyMjt9LHsmI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxNzMxNzgsJiN4MjI7dGl0bGUmI3gyMjs6JiN4MjI7U2VndW5kYSBsaW5oYSBkbyBWTFQgc2VyJiN4RTE7IGluYXVndXJhZGEgZW0gZmV2ZXJlaXJvJiN4MjI7fV0=[/abril-veja-tambem]





