Por que condomínios não podem proibir animais de pequeno porte

Nova lei estabelece que só profissional do Conselho Regional de Medicina Veterinária pode atestar possível risco para embasar eventual restrição

Por Da Redação
25 abr 2025, 10h58
cachorro-gato
Cães e gatos de pequeno porte: lei garante que eles vivam em condomínios (stocksnap/pixabay)
Continua após publicidade

A presença de animais de estimação de pequeno porte está liberada nos condomínios do Rio. Um projeto de lei sancionado pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicado na edição do Diário Oficial estadual desta quinta (24) proíbe que a convenção do prédio impeça que moradores de criá-los.

+ Escola de elite na Barra da Tijuca registra caso de racismo entre alunos

“Animais que não trazem risco ou que não afetam a tranquilidade dos moradores NÃO PODEM SER PROIBIDOS”, escreveu o deputado estadual Rodrigo Amorim, autor do projeto, numa rede social, comemorando a sanção da lei estadual 10.743/2025.

Mas há exceções: de acordo com o texto, a “restrição à criação e guarda de animais de qualquer espécie, seja nas unidades autônomas ou nas áreas comuns do condomínio, só poderá ocorrer quando o animal apresentar risco à segurança, à higiene, à saúde e ao sossego” dos moradores e frequentadores do condomínio. Para isso, um profissional inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária deverá emitir um laudo que ateste o risco”.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A lei não especifica qual é o parâmetro que definirá o que é um animal de pequeno porte. Inicialmente, o texto do parlamentar era mais abrangente e queria proibir os condomínios de impedirem a criação de animais no geral, mas essa redação foi alterada após as discussões na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.