Continua após publicidade

Nova pesquisa mostra que Castro e Freixo estão empatados no segundo turno

No primeiro turno, no entanto, governador ganhou pontos e se distanciou do deputado do PSB; segundo Ipec, ele passou de 21% a 26% das intenções de voto

Por Da Redação
31 ago 2022, 13h08
Marcelo Freixo e ClaudioCastro
Ombro a ombro: diminui distância entre Marcelo Freixo e Cláudio Castro segundo pesquisa Ipec para o governo do estado do Rio. (./Reprodução)
Continua após publicidade

Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados em um eventual segundo turno, na corrida pelo governo do Rio de Janeiro. É o que aponta pesquisa Ipec divulgada nesta terça (30), que mostra que o atual governador, candidato à reeleição está com 38% das intenções de voto contra 35% do deputado. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Dos eleitores ouvidos pelos pesquisadores, 17% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto, e 11% não sabem ou não responderam.

+ Primeira morte por varíola dos macacos é registrada no Rio

No primeiro turno, no entanto, Castro ganhou pontos e se distanciou de Freixo. Segundo o Ipec, o governador, que tinha 21% das intenções de voto, chegou a 26%. Já o candidato do PSB também subiu entre um levantamento e outro, mas menos: de 17% para 19%. Rodrigo Neves (PDT), tinha 5% e passou a 6%; e Cyro Garcia (PSTU), foi de 3% para 4%. Juliete Pantoja (UP) se manteve com 3%, e Paulo Ganime (Novo) passou de 1% para 2%. Já Eduardo Serra (PCB) foi de 3% para 2%; Wilson Witzel (PMB), de 4% para 2%; e Luiz Eugênio (PCO), de 0% para 1%. a intenção de votar em branco e nulo foi de 26% para 19%. E o percentual de eleitores que não sabem em quem vão votar ou não responderam foi de 15% para 16%.

Milton Temer (Psol) teve 1% na primeira pesquisa, mas não foi incluído neste levantamento porque não será mais candidato a governador, uma vez que o partido decidiu apoiar Freixo, do PSB. O ex-governador Wilson Witzel sofreu impeachment no ano passado. Segundo o Tribunal de Justiça, ele está inelegível pelo prazo de cinco anos e não pode exercer qualquer função pública. Mas Witzel tenta na Justiça recuperar os direitos políticos. O PMB afirma que ele está apto a se candidatar. O Tribunal Regional Eleitoral informou que vai analisar o caso.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Em comparação com a pesquisa anterior, as intenções de voto em Cláudio Castro crescem entre os homens, indo de 26% para 34%; e entre eleitores que vivem nos municípios que formam a Região Metropolitana (20% para 28%). o atual governador passa a ser mais citado entre eleitores que avaliam positivamente a sua gestão (56%); entre católicos e evangélicos (30% em cada estrato), na comparação aqueles que têm outra religião ou não seguem nenhuma religião (18%). As menções a Marcelo Freixo continuam mais expressivas entre eleitores com ensino superior (27%, tinha 28% anteriormente); aqueles que avaliam como ruim ou péssima a gestão de Claudio Castro (39%, antes era 29%). Nesta pesquisa, o deputado passa a se destacar entre os eleitores com renda familiar superior a 5 salários-mínimos (31%, tinha 27%). As intenções de voto dos demais candidatos permanecem distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.