Continua após publicidade

Pesquisadores da UFRJ redescobrem espécie rara de sapo

Estudo traz novos detalhes sobre a espécie Brachycephalus bufonoides, popularmente conhecida como pingo-de-ouro, que não era avistada há cerca de cem anos

Por Bruna Motta
3 nov 2020, 15h31
Pingo de ouro: a espécie estava há 100 anos sem ser vista (UFRJ/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma espécie rara de sapo, o Brachycephalus bufonoides, inicialmente registrado em 1920, surpreendeu os pesquisadores do Museu Nacional e do Instituto de Biologia da UFRJ. Popularmente conhecido como pingo-de-ouro, esse tipo de anfíbio não era avistado há cerca 100 anos.

O registro dos pesquisadores da UFRJ aconteceu em 2015, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, quando outras espécies do animal estavam sendo estudadas.

+Fiocruz espera que vacinação contra Covid-19 comece até março de 2021 

Após cinco anos de pesquisas, os cientistas confirmaram a suspeita de se tratar do sapo até tão desaparecido. A espécie vive exclusivamente nos solos florestais da região sudeste do Brasil, principalmente em áreas de Mata Atlântica, e está entre os menores sapos do mundo, medindo menos de dois centímetros.

Continua após a publicidade

+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

“A princípio, pensávamos que seria uma nova espécie, mas após compararmos com exemplares do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ/USP), obtidos em 1909, percebemos que se tratava de uma redescoberta”, conta o curador das coleções de anfíbios do Museu Nacional, José Pombal Jr.

+‘Sem aulas, crianças de escolas públicas estão indo para o tráfico’ 

Continua após a publicidade

O artigo publicado na revista científica Zootaxa traz novidades sobre a espécie: os machos têm um canto diferente, com um maior número de pulsos, maior taxa de repetição de pulso e maior frequência dominante para atrair as fêmeas. A cor amarelo-alaranjada serve de alerta sobre a sua toxicidade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.