Próxima parada, Paris: praça afrancesada recebe obras para virar programão

Projeto de reforma do espaço, na Glória, inclui poda topiária e programa de ocupação, com aulas de ioga, roda de choro e contadores de histórias

Por Paula Autran
16 jun 2023, 07h00
Praça Paris
Praça Paris: projetada pelo urbanista francês Alfredo Agache e inaugurada em 1929, tem seus jardins, semelhantes aos do Palácio de Versalhes. (./Divulgação)
Continua após publicidade

Um cantinho parisiense na Glória está prestes a receber uma revitalização à francesa — e à moda de outros países cujas populações entenderam que podem e precisam colaborar na preservação dos espaços públicos. Inaugurada em 1929, a Praça Paris começa a receber, ainda este mês, melhorias em seus jardins, semelhantes aos do Palácio de Versalhes, no piso de saibro, no mobiliário e na iluminação, além da higienização de suas esculturas. O projeto inclui programa de ocupação, com aulas de ioga, roda de choro e contadores de histórias.

+ Bares e restaurantes em meio à enxurrada de queixas contra a Águas do Rio

+ Espaço hi-tech une galeria de arte em NFT a hambúrguer decorado de bitcoin

Tudo a partir da iniciativa das empresárias Lilian Pieroni e Luciana Levacov, da Carioca DNA, e Renata Lima, da produtora Das Lima, que em 2019 criaram o RevitalizaRio para, com financiamento da iniciativa privada, através de leis de incentivo à cultura, transformar lugares que sofrem com a degradação em ambientes de convivência e lazer.

+ Estacionamento irregular, que irrita carioca, gerou 189.846 multas em 2022

Continua após a publicidade

+ Olha pro céu, meu amor: noites juninas cariocas ganham Festival de Luzes

Com apoio da prefeitura do Rio, elas já ajudaram a recuperar a Praça da Harmonia e o Parque Guinle, sempre deixando como legado a capacitação de pessoas que possam seguir com cuidados para a manutenção dos locais. Na praça afrancesada, a poda topiária que dá toques ornamentais à vegetação será ensinada aos funcionários da Comlurb.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

“Não dá para virar as costas e esperar que o poder público faça tudo”, defende Renata, explicando que todos podem contribuir: “Bastam gestos simples, como não jogar lixo no chão ou arrancar plantas”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.