Da Barra a Búzios, quem são os Mais Amados de 2025
O prêmio de VEJA Rio chega à sexta edição trazendo cinquenta categorias — oito delas inéditas

Um recorde atrás do outro. A começar pelo número de categorias, que saltou para cinquenta na 6ª edição do prêmio Os Mais Amados do Rio. O interesse foi tanto que, em menos de vinte dias, 10 000 pessoas elegeram seus favoritos nos diversos escaninhos da vida cotidiana, dobrando o número de respostas registradas no ano passado na pesquisa exclusiva de VEJA RIO, promovida com o apoio institucional da Secretaria de Turismo e do Governo do Rio de Janeiro e o apoio do Hotel Fairmont.
O levantamento on-line foi feito, mais uma vez, em parceria com a plataforma de tecnologia MindMiners. Entre os oito temas estreantes em 2025, há desde time de futebol (e aí vai um spoiler, mas nem tanto: deu Flamengo, com quase 50% dos votos) até escola de samba, evento esportivo e imobiliária. Nesse último, a empresa que ergue o troféu é a QuintoAndar, que vem selando um novo contrato de locação a cada meia hora na cidade.
+ Renata Sorrah, a primeira Heleninha: “As mocinhas sempre foram chatíssimas”
Entre os invictos, CCBB, Heineken, Copacabana Palace, Smart Fit e a Praia da Barra — todos hexacampeões. E numa prova de que o mundo gira, o Bibi Sucos reconquista o posto de lanchonete mais amada, e o RioSul estreia no topo do ranking.
“Trabalhamos com leveza e alegria, traduzindo a alma carioca”, diz o superintendente do shopping, Gustavo Rodrigues, refletindo o espírito geral entre os que ganharam o coração dos moradores da Cidade Maravilhosa. Conheça, nas próximas páginas, lugares, serviços e marcas que fazem o Rio continuar lindo e vibrante.
CIDADE
Bairro e praia
1º Barra da Tijuca
Bairro (13,6%) | Praia (22,6%)
Do Quebra-Mar ao finalzinho da Praia da Reserva, a faixa de areia que não perdeu uma no prêmio Os Mais Amados do Rio se estende por 18 quilômetros. Já o bairro, que reúne 151 603 moradores, segundo o último Censo, conquista seu quinto troféu. “Temos mar, lagoas, ilhas, montanhas e conveniência, com shoppings e condomínios bem equipados”, exalta o subprefeito Leandro Marques, cuja missão é evitar o crescimento desordenado de quiosques, impedir o estacionamento irregular e tocar a manutenção da área verde ao longo da orla. No horizonte, há planos de duplicação das pontes em frente ao Downtown e ao Via Parque, para aliviar o trânsito, um desafio eterno na povoada região. Marques lembra que o ousado complexo de entretenimento Imagine, que será erguido por Roberto Medina no Parque Olímpico, promete equacionar alguns dos gargalos viários. A previsão de inauguração é 2028. Até lá, está liberado sonhar.
Bairro 2º Ipanema (9,4%) 3º Botafogo (9,2%)
Praia 2º Ipanema (14,8%) 3º Leblon (12,1%)
Atração turística
1º Parque Bondinho Pão de Açúcar (25,9%)
2º Cristo Redentor (22,2%)
3º Estádio do Maracanã (16,7%)
Área de lazer

1º Lagoa Rodrigo de Freitas (30,1%)
Não se assuste ao cruzar com um lagarto teiú ou um gavião-carijó ao longo de uma caminhada no Parque dos Patins ou na altura do Corte do Cantagalo. A presença desses animais e de tantos outros, como frangos-d’água e novas espécies de caranguejos, é fruto do bem-vindo processo de renaturalização da Lagoa, que terminou em outubro de 2024. Cerca de 2 000 metros quadrados de concreto foram destruídos, expandindo a área do espelho d’água. Os alagamentos, crônicos na área em dias de chuva, ficaram no passado. “O prêmio é um reconhecimento das ações realizadas pela prefeitura em parceria com o biólogo Mário Moscatelli nos últimos anos. Agora, queremos que mais cariocas se divirtam por aqui”, celebra Bernardo Rubião, subprefeito da Zona Sul, destacando que a segurança nas imediações foi reforçada, estimulando a economia ao redor da Lagoa — de vendedores de água de coco a administradores de quiosques.
2º Aterro do Flamengo (22,6%)
3º Jardim Botânico (12,7%)
Time de futebol

1º Flamengo (48,2%)
O resultado dessa categoria, estreante na pesquisa, não chega a surpreender. Em todo o Brasil, um de cada quatro torcedores se declara rubro-negro. Tamanho contingente faz do clube da Gávea o segundo mais amado no mundo, atrás apenas do Barcelona. “O Rio guarda ícones como o Pão de Açúcar, o Corcovado e… o Flamengo. Não dá para separar o time da cidade. Eles têm tudo a ver”, entusiasma-se Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente do clube campeão carioca de 2025. Ele pretende finalizar, ainda neste ano, os estudos de viabilidade econômica do estádio que será construído na região do antigo Gasômetro, em São Cristóvão — investimento que gira em torno dos 2 bilhões de reais. Já dentro de campo, as energias estão voltadas para o Mundial de Clubes, disputado nos Estados Unidos entre junho e julho. A parada vai ser dura, mas os flamenguistas jamais se esquecem de um motivador trecho de seu hino: vencer, vencer, vencer!
2º Vasco da Gama (18,8%)
3º Fluminense (17,6%)
Escola de samba

1º Mangueira (20,9%)
Uma das imagens marcantes do Carnaval deste ano viralizou na primeira das três noites de desfiles na Marquês de Sapucaí. Já posicionado em um carro alegórico pouco antes de adentrar a Avenida, José William Ferreira de Paula, de 12 anos, entoou o samba da verde e rosa e foi às lágrimas. José William é apelidado de Cria Zé e serviu de inspiração para a escultura do derradeiro carro alegórico, que trazia uma criança negra coroada. O enredo da agremiação mais amada do Rio contou como a herança dos povos bantus, oriundos da África, se reflete até hoje na cultura carioca. “Não é possível falar da verde e rosa sem lembrar o senso de comunidade. Somos a única escola do Grupo Especial que ainda conserva sua quadra no lugar de origem”, orgulha-se Guanayra Firmino, recém-reeleita presidente da agremiação. A Mangueira já pensa no centenário, em 2028, e quer mais. Uma das recentes estratégias para atrair fãs foi o lançamento de um e-commerce com produtos licenciados. O samba ali não para.
2º Acadêmicos do Salgueiro (17,2%)
3º Portela (15,3%)
Hotel
1º Copacabana Palace (37,5%)
2º Fasano (9,5%)
3º Fairmont (7,3%)
CULTURA E LAZER
Evento esportivo

1º Rio Open (24,8%)
Realizada em clima de pré-Carnaval, a edição de 2025 do torneio quebrou vários recordes: o público total foi de 69 350 pessoas ao longo de nove dias, movimentando 170 milhões de reais na economia fluminense e gerando mais de 5 000 empregos diretos e indiretos. O primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil também superou o número de patrocinadores de 2024, chegando a quarenta marcas. Tamanho sucesso é coroado pelo prêmio de VEJA RIO, em categoria estreante. “O Rio Open virou um programa para toda a família. Pais e filhos passam cada vez mais tempo no Complexo do Jockey, dividindo-se entre gastronomia, moda e as partidas. O desafio é fazer ainda melhor no ano que vem”, diz a diretora-geral Márcia Casz. Dentro de quadra, duelos inesquecíveis culminaram no primeiro título de uma dupla 100% brasileira — Rafael Matos e Marcelo Melo. Programa imperdível.
2º Maratona do Rio (21,3%)
3º Circuito das Estações (17,5%)
Festival
1º Rock in Rio (50,8%)
2º Noites Cariocas (14,9%)
3º Universo Spanta (6,4%)
Casa de shows

1º Vivo Rio (18,9%)
A imponente construção em frente ao Museu de Arte Moderna tem capacidade para receber, a cada show, 4 000 espectadores distribuídos pela pista, camarotes e confortáveis suítes. A programação mescla espetáculos de gêneros musicais variados, para adultos e crianças, com apresentações de humor. Assim, a casa três vezes laureada por VEJA RIO está sempre lotada. “A gente valoriza o estilo de vida carioca, bem descontraído. Samba, pagode, funk, bossa nova e MPB têm lugar cativo por aqui”, diz a diretora artística Bianca Labruna. Em 26 de abril, Xande de Pilares promete encantar a plateia com uma homenagem a Caetano Veloso. Já em 27 de maio, a cantora e pianista Norah Jones aterrissa no imenso palco. Outra atração internacional confirmada em 2025 é o guitarrista Pat Metheny. E ainda tem a estreia em solo carioca do novo espetáculo da companhia de comédia Os Melhores do Mundo. É para aplaudir de pé.
2º Theatro Municipal (17,6%)
3º Circo Voador (13,8%)
Centro Cultural

1º CCBB (37,8%)
Ao longo de 2024, 1,2 milhão de pessoas visitaram o CCBB. Só a exposição Fullgás — Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil, parte das comemorações dos 35 anos da instituição, recebeu mais de 216 000 cariocas e turistas. E ainda dá tempo de ver: a mostra segue em cartaz até 27 de abril. Em paralelo, o Teatro I, cujo palco já foi ocupado por ícones como Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, reabriu as portas após longa reforma. E a agenda deste ano anda animada. Em junho, será inaugurada Ancestral: Afro-Américas, com curadoria de Ana Beatriz Almeida e Renato Araújo, além de um projeto sobre emergência climática. Nas artes cênicas, estão previstas homenagens a Ruth de Souza e Léa Garcia. “Nossas exposições são gratuitas e as peças têm preços populares, democratizando o acesso à cultura”, lembra a gerente-geral, Sueli Voltarelli. Está claro por que o CCBB segue invicto em sua categoria no prêmio de VEJA Rio.
2º Museu do Amanhã (22,7%)
3º MAM Rio (10%)
Site de compra de ingressos

1º Ingresso.com (35,7%)
Pioneira na digitalização das bilheterias de cinemas e na venda de ingressos on-line no país, a marca bicampeã de Os Mais Amados do Rio responde por cerca de 70% do mercado no Brasil. Com mais de 25 anos de estrada, a empresa investe constantemente em tecnologia para aprimorar a navegação dos usuários, no site e no aplicativo. Já é possível pagar com Pix, por exemplo. “O Rio de Janeiro é uma das nossas principais praças, tanto pelo volume de público quanto pela relevância cultural. Temos parcerias estratégicas com teatros como o Riachuelo e o Adolpho Bloch, e com eventos icônicos, a exemplo do Noites Cariocas, reforçando o compromisso com esse cenário tão vibrante”, conta Mauro Gonzalez, diretor de negócios. Outro sólido pilar da empresa é a produção de conteúdo, incluindo curiosidades sobre estreias cinematográficas e a personalização do app. Um bem-vindo impulso à cultura.
2º Sympla (29,7%)
3º Eventim (16,2%)
Cinema

1º Kinoplex (41,3%)
Há um século, o cearense Luiz Severiano Ribeiro, um apaixonado pela sétima arte, se estabeleceu na então capital federal, fundando os cinemas Royal, em Copacabana, e Odeon, na Cinelândia. Esse último segue firme, forte e atuante. Hoje, a rede Kinoplex é a maior do Brasil, com 259 salas espalhadas por onze estados, sendo 94 no Rio. O público daqui, aliás, responde por 41% do total — e essa é quinta vez que a empresa leva o prêmio Os Mais Amados do Rio. “O sucesso internacional do filme Ainda Estou Aqui dá novo fôlego às produções nacionais e estimula o crescimento do setor em 2025”, avalia Patrícia Cotta, a head de marketing. Entre as novidades tecnológicas para surpreender os cinéfilos, está a projeção a laser, que proporciona alto contraste e imagens mais nítidas. Além disso, a rede lançou o Kinopass, que dá direito a cinco ingressos por um preço reduzido, incentivando mais e mais visitas.
2º Cinemark (29,6%)
3º UCI (10,9%)
Teatro
1º Teatro Casa Grande (15,1%)
2º Teatro Multiplan (11,8%)
3º Teatro Miguel Falabella (11,1%)
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
SAÚDE E BEM-ESTAR
Academia

1º Smart Fit (35,2%)
Quando alguém posta uma foto de treino com a legenda “Tá pago” e ao fundo aparecem paredes pintadas nas cores preta e amarela, já se sabe que malha na Smart Fit, hexacampeã na pesquisa de VEJA RIO. São 4,5 milhões de alunos espalhados por mais de 1 700 unidades em quinze países da América Latina — e mais 300 devem ser abertas neste ano. O Rio, aliás, é o segundo maior mercado da rede. “A cidade combina uma população numerosa com uma forte cultura voltada para o bem-estar e a atividade esportiva. Além do mais, o carioca valoriza praticidade e flexibilidade. Tudo a ver com a marca”, diz Guilherme Costa, diretor de marketing da Smart Fit na América Latina. O grupo à frente da rede também comanda estúdios voltados para pilates, ioga e spinning e vem ainda explorando o mercado de tecnologia, com o agregador Total Pass e a plataforma de exercícios on-line Queima Diária. Haja fôlego.
2º Bodytech (33,2%)
3º Studio Velocity (2,2%)
Hospital

1º Copa D’Or (13,9%)
Ao completar 25 anos de serviços prestados aos cariocas, o hospital amplia as unidades pediátricas e a UTI pulmonar, dedicada a pacientes de alta complexidade. “O investimento em tecnologia avançada e uma equipe multidisciplinar especializada permitiram que o Copa D’Or desempenhasse um papel fundamental para posicionar o Rio entre os poucos estados que realizam transplante de pulmão no país. Foram dezoito procedimentos nos últimos dois anos, com taxa de sucesso semelhante à dos principais centros da Europa e dos Estados Unidos”, contabiliza o diretor-geral Kleber Cruz. O centro médico eleito cinco vezes o mais amado da cidade registra, anualmente, 1,2 milhão de exames, 12 000 cirurgias e 98 000 atendimentos na emergência, números que refletem dedicação e eficiência na gestão. Não à toa, a Rede D’Or emplacou por três vezes consecutivas o pódio da categoria.
2º Barra D’Or (9,3%)
3º Quinta D’Or (9,2%)
Farmácia

1º Drogaria Venancio (36,5%)
Nascida na Tijuca há 45 anos, a rede se espalhou por todo canto da cidade e chegou a doze municípios, incluindo Volta Redonda, Búzios e Campos dos Goytacazes. São 136 lojas e cerca de 4 700 colaboradores orientados a resgatar aquele antigo conceito do farmacêutico amigo do bairro. “Queremos que o cliente nos reconheça como um ponto de apoio à saúde básica, utilizando de forma rápida e segura os exames clínicos e, principalmente, as vacinas”, afirma Armando Ahmed, presidente da Drogaria Venancio, bicampeã na categoria. No último ano, o número de salas de atendimento triplicou, e o volume de imunizantes aplicados subiu 300%. De olho na conveniência, a marca intensificou também os investimentos nos canais digitais e em entregas em domicílio. Em menos de uma hora, o freguês recebe um pedido feito via aplicativo. E o carioca premiou o esforço em prol do bom atendimento.
2º Droga Raia (27,3%)
3º Drogarias Pacheco (21,8%)
Laboratório

1º Sérgio Franco (28,9%)
Nas cinco vezes em que a categoria apareceu nesta pesquisa, o laboratório carioca, fundado há 85 anos, cravou o primeiro lugar. Um dos mantras por lá é ouvir os pacientes. “Ampliamos os horários de atendimento das 69 unidades físicas, adaptando-as às necessidades e rotinas dos clientes. Também expandimos o serviço de atendimento móvel, realizando exames e aplicando vacinas”, diz Rafael Bastos, diretor regional da Dasa, à frente das três unidades que figuram no pódio. Em 2025, uma das metas do Sérgio Franco é potencializar o uso da inteligência artificial para trazer mais agilidade e assertividade aos exames. Entre as tecnologias recém-adquiridas, destaca-se o Alfred 60AST, sistema que identifica possíveis bactérias nas análises de urina em 45 minutos. Como se sabe, celeridade na saúde é palavra-chave.
2º Bronstein (21,5%)
3º Alta Diagnósticos (13%)
Plano de saúde

1º Bradesco Saúde (26,1%)
Estudos de empresas ligadas a recursos humanos mostram que o plano de saúde é o benefício mais valorizado pelos funcionários e seus familiares. Líder do mercado, o Grupo Bradesco Saúde está presente em 1 400 municípios brasileiros, registrando cerca de 3,8 milhões de beneficiários — quase 20% do total no Rio. “Oferecemos planos para todos os tipos de negócio e encerramos 2024 com crescimento de 5,6% no número de segurados de pequenas e médias empresas no estado”, comemora Carlos Marinelli, diretor-presidente da Bradesco Saúde, eleita cinco vezes a mais amada pelos cariocas. No último ano, graças a uma parceria com a rede Conexa Psicologia Viva, os atendimentos psicológicos dobraram. Os segurados podem se consultar on-line, via aplicativo. A rede também lançou um programa de acolhimento para crianças e adultos com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). Avanços que se refletem diretamente na vida das pessoas.
2º SulAmérica (20,8%)
3º Amil (19,9%)
+ Rio Web Summit: software promove encontros que geram parcerias estratégicas
EDUCAÇÃO
Colégio

1º Colégio Cruzeiro (16,7%)
Dizem que dom Pedro II, um entusiasta das ciências, costumava passear pelos corredores do colégio, no Centro da cidade, para conversar em alemão com os jovens alunos. Fundado em 1862 por imigrantes alemães, o Cruzeiro foi a primeira escola laica do Rio de Janeiro. O pensamento científico, uma verdadeira revolução à época, ainda norteia a instituição, que mantém seus portões abertos a questões que movem a sociedade. “Um exemplo dessa filosofia foi a solução encontrada para lidar com assuntos atuais, especialmente em relação aos alunos de menos idade, como uso excessivo de telas, estresse com o trânsito e o isolamento social da geração Z”, diz Ana Paula Ramos, diretora-geral pedagógica, lembrando esforços recentes em prol da comunidade escolar, como a extensão do turno na unidade de Jacarepaguá e o retrofit no centenário prédio do Centro. Valeu a primeira medalha de ouro na pesquisa de VEJA RIO.
2º Colégio Santo Inácio (16%)
3º Colégio pH (12,4%)
Curso de idiomas
1º Cultura Inglesa (29,1%)
2º Brasas (16,2%)
3º CCAA (12,9%)
Universidade
1º UFRJ (24,7%)
2º PUC-Rio (19,7%)
3º UERJ (14%)
ALIMENTAÇÃO
App de delivery
1º iFood (82,5%)
2º Zé Delivery (10,9%)
3º Rappi (2,7%)
Cerveja

1º Heineken (32,7%)
A cerveja puro malte mais vendida no país — tanto a regular quanto a zero álcool — é seis vezes campeã de Os Mais Amados do Rio. Nenhuma outra chega aos pés da “verdinha”, cuja estratégia em terra carioca é se associar a grandes eventos musicais, como o megashow de Madonna em Copacabana e a edição que marcou os quarenta anos do Rock in Rio, ambos no ano passado. “Na busca constante por inovação, nos associamos à marca de streetwear americana Bodega para criar, numa ação de marketing, o Boring Phone, um celular sem acesso a redes sociais, para incentivar as pessoas a se desconectarem das distrações e aproveitarem melhor os momentos de curtição”, conta Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil. E a diversão também pode ser abstêmia: o volume de vendas da versão sem álcool avançou quase 10% no último ano.
2º Stella Artois (16,3%)
3º Corona (12,1%)
Lanchonete

1º Bibi Sucos (34,1%)
Após colecionar três medalhas de prata nos últimos anos, a casa, nascida no Leblon, em 1993, volta ao topo do ranking, embalada pela preocupação das pessoas com saúde e bem-estar. “A ideia é proporcionar aos clientes uma experiência de consumo plena e sustentável, que vai da qualidade dos insumos ao padrão de atendimento, passando pela ambientação das lojas e pelo bom custo-benefício dos pratos, renovados com frequência”, sublinha Sergio Rodrigues, sócio-idealizador da marca. São dezesseis unidades entre Rio e Niterói, e as lojas vêm passando por mudanças na identidade visual, capitaneadas pela arquiteta Bel Lobo, que tratou de implementar um toque tropical em paredes e tetos. As indefectíveis bananas pendem sobre os comensais, que saboreiam sucos naturais, saladas fresquíssimas, crepes, sanduíches e açaí, carro-chefe local há um quarto de século.
2º McDonald’s (33,6%)
3º Burger King (11,7%)
Supermercado

1º Zona Sul (31,8%)
Prestes a ocupar um casarão tombado de três pavimentos no Catete, o supermercado pentacampeão na pesquisa de VEJA RIO vem reforçando o pilar gastronômico. Só em 2024, dez marcas próprias foram lançadas, a exemplo da Terras de Minas, de pão de queijo e dadinho de tapioca. “Nossos mais de 7 000 funcionários têm acesso a treinamentos culinários e até a cursos na escola Le Cordon Bleu. É importante saber orientar o cliente sobre a diferença entre um azeite de 50 reais e um de 300”, diz Gabriela Maravilhas, gerente de marketing da rede, que se concentra agora em conquistar a geração Z. Um novo aplicativo, que descomplica a experiência de compra, estará disponível ainda em 2025, e a loja da Barão da Torre, em Ipanema, passou a aceitar pagamento em criptomoeda. Algumas das 44 unidades colocarão à venda copos, taças, canecas e camisetas estampados com o inconfundível coração vermelho. Essa marca é mesmo muito amada nestas praias.
2º Mundial (20,5%)
3º Guanabara (16,8%)
+ Luxo renovado: como anexo do Copacabana Palace vai virar Tower Club
CONSUMO
Imobiliária

1º QuintoAndar (29,4%)
Operando no Rio há apenas sete anos, o QuintoAndar fecha um contrato de locação a cada meia hora na cidade. Mais de 1 300 novos imóveis em solo carioca são anunciados na plataforma todo mês e 10 000 visitas agendadas. Um fenômeno. “Morar bem vai muito além do imóvel. Há que considerar localização, praticidade, qualidade de vida. Estamos atentos às demandas dos cariocas para oferecer soluções que realmente façam diferença, tornando o processo de alugar e comprar mais simples, seguro e livre de burocracia”, diz Flávia Mussalem, diretora de marketing da empresa, que já fincou os pés na Argentina, Equador, México, Panamá e Peru. O grupo também criou um núcleo de dados que acompanha as principais tendências do setor, desenvolvendo estudos, pesquisas e relatórios, a exemplo do Índice de Aluguel, que orienta clientes e parceiros a selar negócios.
2º Brasil Brokers (10,4%)
3º Zap (10,3%)
Construtora
1º RJZ Cyrela (25,8%)
2º MRV (11,9%)
3º Mozak (9,6%)
Loja de móveis
1º Tok&Stok (29,1%)
2º Leroy Merlin (14,9%)
3º Camicado (14%)
Protetor solar

1º La Roche-Posay (19,3%)
Nesta era de temperaturas escaldantes, a proteção solar passou a ser tão fundamental quanto beber água. Mesmo assim, 60% dos brasileiros ainda se expõem sem cuidado adequado, o que contribui para a alta incidência de câncer de pele. Quem usa prefere a linha Anthelios, da francesa La Roche Posay, a eleita dos cariocas. A marca, inclusive, é a mais recomendada pelos dermatologistas brasileiros — em dezembro, passou a contar com seis tons que se adéquam aos distintos tipos de pele existentes no país. O produto oferece doze horas de elevada cobertura contra raios UVA, UVB e a luz visível. “Os cariocas têm uma relação única com o sol, daí a empresa ter estrategicamente decidido abrir um centro de pesquisa e inovação na cidade. Esse conhecimento nos permite desenvolver avançadas tecnologias adaptadas às particularidades do clima local”, explica Daniela Muniz, diretora de La Roche-Posay, que pertence ao Grupo L’Oréal.
2º Sundown (13%)
3º Nivea Sun (8,7%)
Montadora de automóveis
1º Honda (13,9%)
2º Toyota (8,5%)
3º BMW (7,9%)
Marca de calçados
1º Havaianas (20,7%)
2º Arezzo (16,6%)
3º Mr. Cat (16%)
Vestuário

1º Renner (15,2%)
Para se aproximar do público carioca no último verão, a Renner, gaúcha de origem, se instalou em um quiosque no Leme. Por lá, foi possível conferir os lançamentos da marca e até pegar emprestado um kit de frescobol e bola de futevôlei. A cidade é tão estratégica para a companhia que, no final do ano passado, 45 milhões de reais foram investidos nas reformas das lojas do BarraShopping e do Shopping Leblon. “O Rio tem um lifestyle próprio e é um celeiro de novidades que nos inspiram a desenvolver as coleções. Sermos bicampeões desse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, celebra a diretora de marketing, Renata Altenfelder. Atualmente, a Renner conta com 43 operações no estado, sendo 23 na capital. O grupo detém ainda as marcas Camicado, Youcom, Ashua Curve & Plus Size e Repassa, de revenda de roupas.
2º Zara (13,7%)
3º Farm (11,3%)
Shopping

1º RioSul (21,4%)
No pódio de Os Mais Amados nas cinco primeiras edições, o empreendimento conquista, enfim, o topo do ranking. No fim de abril, o RioSul celebra 45 anos de história, e uma série de novidades promete sacudir seus mais de 51 000 metros quadrados. “No ano passado, inauguramos 23 operações e passamos a contar com a gestão do Grupo Iguatemi, que trouxe uma nova curadoria para a escolha das marcas presentes em nossos corredores”, conta o superintendente Gustavo Rodrigues. E a mudança já surte efeito: a grife esportiva New Balance, por exemplo, escolheu o shopping para aterrissar na cidade. Extrapolando os quatro pisos, os eventos ao ar livre, como o arraiá e as sessões de cinema infantil, no G5, fazem o maior sucesso. Outro êxito é a trilha guiada pelo Morro da Babilônia, com oito edições no ano passado. A visita aqui, como se vê, vai muito além das compras.
2º BarraShopping (19,5%)
3º Shopping Leblon (10,8%)
Joalheria

1º Vivara (28,3%)
A aliança Honeymoon, disponível em ouro e prata, e os delicados pingentes e brincos da coleção Lyra são as joias da Vivara que mais agradam aos cariocas. Essa é a primeira vez que a pesquisa elege a joalheria mais amada da cidade — e a marca paulistana venceu com folga. A história da empresa, fundada há 62 anos, começou com o imigrante romeno David Kaufman, que trabalhou como varredor em uma oficina de joias, mas acabou tendo a chance de mostrar-se um artesão habilidoso e logo abriu a própria fábrica. Hoje, um modelo de negócio integrado permite que a Vivara desenhe, produza e comercialize as peças em mais de 400 lojas e no site. “Estamos presentes em momentos marcantes da vida dos clientes, do nascimento até as bodas de ouro. A relação vai muito além de uma compra”, diz a gerente-executiva Caroline Pinheiro. O portfólio conta também com a linha Life, colecionável, e relógios, perfumes e acessórios, como óculos, carteiras e canetas.
2º H. Stern (17,6%)
3º Monte Carlo (13,9%)
Loja de eletrodomésticos
1º Fast Shop (28,8%)
2º Magazine Luiza (18,2%)
3º Casas Bahia (12,8%)
Loja de artigos esportivos
1º Decathlon (25,3%)
2º Adidas (22,2%)
3º Centauro (19,8%)
Pet shop

1º American Pet (32,5%)
Há 25 anos, um incêndio pôs abaixo a loja de artigos de festa que a família França mantinha no Mercadão de Madureira. Foi preciso boa dose de coragem para mudar de ramo, abrindo uma pequena pet shop na Avenida das Américas, na Barra (daí o nome). A ideia, inovadora à época, era oferecer da ração à tosa, incluindo consultas veterinárias. Deu certo. Hoje, são 53 lojas físicas espalhadas por dez municípios do Rio — até o fim do ano, mais sete serão inauguradas —, além de uma consolidada presença on-line. “O prêmio é o resultado do esforço dos nossos quase 1 000 funcionários, todos apaixonados por animais. Aos sábados, a maior parte das lojas recebe uma feirinha de adoção de cães e gatos. É nosso maior orgulho”, entusiasma-se Luciana França, fundadora da American Pet. E não acabou aí: em breve, será lançada uma linha própria de produtos para os bichinhos, e a expansão para outros estados está nos planos.
2º Petz (24,9%)
3º Cobasi (13,4%)
Bicicleta elétrica
1º Lev (26%)
2º Caloi (17,1%)
3º Bee (16,9%)
Celular
1º Apple (53,1%)
2º Samsung (33,5%)
3º Motorola (6,2%)
SERVIÇO
Companhia aérea

1º Gol (21,8%)
É para comemorar. Dados do Ministério do Turismo mostram que, nos dois primeiros meses do ano, o Rio Janeiro foi o estado que mais atraiu turistas estrangeiros — 502 259, um salto de 50% em comparação com o mesmo período de 2024. Aproveitando os bons ventos, a Gol detém quase metade da oferta geral de voos para estas praias, ligando a Cidade Maravilhosa a trinta destinos, quatro deles internacionais: Buenos Aires, Córdoba e Rosário, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. “Até junho, vamos aumentar o número de assentos para o Rio em 26%, além de oferecer voos extras em períodos de maior demanda, como feriados”, promete Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da companhia, que conquista seu quarto troféu na pesquisa de VEJA RIO. Sobre a possível fusão com a Azul, que já desponta no horizonte, a Gol afirma que os detalhes ainda serão discutidos e submetidos às autoridades. Por ora, nada muda.
2º Azul (20,9%)
3º Latam Airlines (14,9%)
Posto de combustível
1º BR Petrobras (38,9%)
2º Ipiranga (29,6%)
3º Shell (24,7%)
App de transporte

1º Uber (66,3%)
É até difícil de acreditar, mas há dez anos a Uber ainda engatinhava no Brasil e era alvo de desconfiança, até se estabelecer e incorporar-se à paisagem. Não à toa, a empresa é tetracampeã de Os Mais Amados do Rio, amealhando mais de 50% dos votos toda vez que a categoria aparece nestas páginas. Um levantamento do Datafolha, de 2024, aponta que sete entre dez moradores da região metropolitana utilizam com frequência o carro por aplicativo. Lançada em 2020, a modalidade Uber Moto é fenômeno à parte. “No Rio, são mais de três milhões de usuários e cerca de 100 000 motociclistas têm o ofício como fonte de renda”, diz Pedro Thompson, head de marketing da companhia no Brasil. Em março, veio outra novidade: agora é possível também chamar táxi comum através do aplicativo.
2º 99 (15%)
3º Taxi.Rio (13,6%)
Cartão de crédito
1º Mastercard (49,7%)
2º Visa (38,4%)
3º American Express (5,4%)
Banco

1º Itaú (35,9%)
A marca é uma das poucas no rol das invictas no prêmio de VEJA Rio, cidade que escolheu, aliás, para sediar as principais celebrações de seu centenário, em 2024. No Rock in Rio, o banco estimulou o público a estender a permanência na Cidade do Rock ao promover, no próprio estande, shows icônicos de artistas como Xuxa, Liniker, Arnaldo Antunes e Paulo Miklos, além de ter patrocinado o memorável espetáculo de Madonna nas areias de Copacabana. “Ao conectar a marca a uma artista de relevância mundial, reforçamos os conceitos de longevidade e legado, que têm tudo a ver com a proposta de planejar os próximos 100 anos”, acredita Rodrigo Montesano, head de experiência de marca e patrocínios do Itaú, que também se associou à versão carioca da conferência de inovação Web Summit e da Maratona do Rio. Dados do Banco Central apontam que o banco encerrou 2024 com 98,5 milhões de clientes, a terceira maior carteira do país.
2º Santander (14,2%)
3º Nubank (14,1%)
Empresa de turismo
1º Booking.com (33,2%)
2º Airbnb (23,8%)
3º CVC (13,4%)
Streaming
1º Netflix (59%)
2º Amazon Prime Video (12,7%)
3º Globoplay (7,4%)
Telefonia e internet

1º Vivo (42,4%)
A empresa chegou ao topo do pódio todas as vezes em que a categoria surgiu nesta pesquisa. É, portanto, pentacampeã de Os Mais Amados do Rio. Pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias e conectividade, a Vivo é líder do segmento móvel, dominando quase 40% do mercado. No último ano, a cobertura do 5G da Vivo triplicou, espraiando-se por 509 cidades brasileiras. “Temos mais de 120 lojas em solo fluminense e seguimos expandindo tanto a rede móvel quanto a fibra. Além disso, fortalecemos nosso vínculo com o público ao patrocinar eventos esportivos e culturais, como o festival Vivo na Praia, que oferece ações de bem-estar e shows gratuitos em Ipanema”, diz Cristiano Salgado, diretor regional da Vivo para o Rio e o Espírito Santo. A ideia para 2025 é aplicar o conceito-chave da transformação digital, ampliando a autonomia e personalizando serviços.
2º Claro (40%)
3º Tim (14,9%)
ESTADO
Cidade turística

1º Búzios (32,6%)
O charmoso balneário conquistou fama internacional há 61 anos, quando a francesa Brigitte Bardot escolheu a pacata vila de pescadores para fugir dos holofotes e se refestelar ao sol. De lá para cá, Búzios se tornou praia adorada por estrangeiros: há por lá moradores de 52 nacionalidades. “Essa diversidade se reflete na gastronomia, na hospitalidade e nos diversos eventos que promovemos ao longo do ano. Não existe mais baixa temporada”, observa Thomas Weber, secretário municipal de Turismo, acrescentando que no último Réveillon a ocupação hoteleira cravou 100% e, no Carnaval, 93%. O maior desafio é preservar as belezas naturais, envolvendo a comunidade. Em 2024, as areias do Forno, Azeda-Azedinha e Tucuns foram certificadas com a Bandeira Azul, e a expectativa é acrescentar mais uma praia à lista. As estruturas das trilhas e dos mirantes também passarão por reforma. O paraíso mais amado pelos cariocas fica logo ali.
2º Angra dos Reis (13,2%)
3º Petrópolis (11,3%)
Evento

1º Bauernfest, Petrópolis (20,5%)
A festa do colono alemão, tradição há 36 anos na Cidade Imperial, ostenta números superlativos. Na edição do ano passado, foram consumidos 80 000 litros de cerveja e 11,5 toneladas de salsichão. Cerca de 560 000 pessoas passaram pelo Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e na Praça da Águia para usufruir as atrações, que se estenderam por três semanas, no início do inverno. Mas a Bauernfest vai além da divertida comilança, tendo como missão mostrar às novas gerações as origens de Petrópolis, com apresentações de danças típicas da Alemanha encenadas por sete grupos folclóricos e três desfiles pelo Centro Histórico. “É a segunda maior festa do segmento no Brasil, perdendo só para a Oktoberfest, de Blumenau. Para o comércio, é praticamente como o Natal em termos de movimentação financeira”, celebra Rodrigo Paiva, produtor do evento. É bom anotar: os festejos deste ano vão de 27 de junho a 13 de julho.
2º Rock the Mountain, Petrópolis (15,1%)
3º Flip, Paraty (14,1%)
Centro cultural
1º Museu Imperial, Petrópolis (44,5%)
2º Casa de Santos Dumont, Petrópolis (18,1%)
3º Museu de Arte Contemporânea, Niterói (13,9%)
Os Mais Amados do Rio 2025 é promovido por VEJA Rio com apoio institucional da Secretaria do Turismo do Rio de Janeiro/Governo do Rio de Janeiro, apoio do Hotel Fairmont Rio e parceria da Botaniê.