O Parque Bondinho Pão de Açúcar e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inauguraram nesta semana o Circuito Histórico dos Mirantes, que abrange 14 pontos no Parque. Neles são disponibilizadas placas informativas em português, inglês, espanhol e braile, incluindo conteúdo em áudio através de QR codes, destacando a história da cidade e do bondinho.
A ideia é enriquecer a experiência do visitante no Parque e contribuir com contextualizações históricas sobre o bem cultural e o ambiente em que ele está inserido, abordando pontos como a trajetória de inovação tecnológica do mais antigo teleférico em operação no mundo.
A parceria do Parque Bondinho e o Iphan ocorreu em 2021, e as instituições desenvolveram o conteúdo disponibilizados e os nomes dos mirantes, batizados em homenagem a marcos da história local como o Mirante dos Navegadores, localizado no Morro da Urca, onde é possível ver por onde os navios dos primeiros expedicionários chegaram às terras cariocas, e o Mirante dos Pioneiros, que conta a história sobre a fundação do bondinho.
+Atividades econômicas nas praias cariocas movimentam R$ 4 bilhões por ano
Tombado pelo Iphan em 1973, o Parque Bondinho Pão de Açúcar é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Desde sua fundação, em 1912, já recebeu mais de 50 milhões de visitantes.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Circuito Histórico dos Mirantes vai compor o Circuito Histórico-Paisagístico do Rio, que será desenvolvido nos próximos meses. Além do Parque Bondinho, serão incluídos percursos pelo Cristo Redentor e a Floresta da Tijuca.