Por que secretário de segurança pública pediu a troca de comando da PM

Victor Santos recomenda ao governador que coronel Brandão Filho assuma cargo ocupado pelo também coronel Luiz Henrique Marinho Pires desde 2021

Por Da Redação
12 abr 2024, 15h23
Coronel-Brandão-Filho
Coronel Brandão Filho: indicado por Victor Costa atualmente está lotado no Comando de Operações Especiais (COE), unidade responsável pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), de Choque (BPChq), de Ações com Cães (BAC), o Grupamento Aeromóvel (GAM) e o Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP).  (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor Santos enviou ao governador Cláudio Castro (PL), nesta quinta (11), um ofício recomendando a mudança no comando da Polícia Militar do estado. No documento, sugere que o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, que ocupa o cargo de secretário da corporação desde agosto de 2021, seja exonerado. E indica o coronel Ranulfo Souza Brandão Filho para o cargo. Santos não apresenta uma justificativa para a alteração. Diz apenas que “O pedido visa garantir a eficácia das funções e poderes atribuídos à SESP de acordo com a legislação vigente”. A troca depende da aprovação do governador.

+ Terror em Seropédica: confronto entre milicianos registrou 100 disparos

“Isso é solicitado com base na Lei nº 10.245 de 18 de dezembro de 2023, que estabelece a criação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), responsável pelo controle e coordenação das atividades das Secretarias de Estado de Polícia Militar e Polícia Civil. O pedido visa garantir a eficácia das funções e poderes atribuídos à SESP de acordo com a legislação vigente”, escreveu ele, citando a lei que fundamenta a recriação da Secretaria de Segurança Pública.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O pedido de Victor Santos foi feito um dia após o confronto entre milicianos que terminou com a morte do universitário Bernardo Paraíso, em Seropédica, na Baixada Fluminense. Pires tem mais de 30 anos de carreira na Polícia Militar e já foi subsecretário de Operações da Secretaria de Ordem Pública da capital. Seu último posto de comando antes de assumir a PM foi o de Chefe do Estado Maior Geral (EMG) da Corporação durante o período da intervenção federal na área de segurança pública do Estado do Rio, entre março e dezembro de 2018. E Brandão Filho atualmente está lotado no Comando de Operações Especiais (COE), unidade responsável pelos batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Choque (BPChq), de Ações com Cães (BAC), o Grupamento Aeromóvel (GAM) e o Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.