Sesc promove festival com artistas portadores de deficiência
Criado em Londres, Festival Unlimited tem edição carioca com apresentações de artistas deficientes físicos
A partir desta quinta (18), o Sesc de Madureira receberá a primeira edição carioca do Festival Unlimited, criado por 30 artistas britânicos portadores de deficiência. O projeto, que acontece na cidade até domingo (21), aconteceu na capital inglesa durante os Jogos Paralímpicos de Londres, com apresentações e oficinas de trocas de experiências.
Música, dança, teatro, arte visuais além de apresentações do coreógrafo Brew Company e do elenco de atores e músicos do Graeae, fazem parte das atrações previstas. A artista britânica Bobby Baker, também vai expor seus intensos desenhos no evento. O projeto Unlimited é uma parceria do Sesc Rio com o British Council.
Confira a programação completa:
18/4 e 19/4 – 10h às 17h – Oficina de mediação de público para jovens
Antes do festival, a People´s Palace Project e o Sesc Rio recrutarão uma equipe de 10 a 15 jovens com interesse em produção de arte para participarem de um treinamento intensivo sobre a conscientização do acesso para deficientes e preparação para trabalhar com artistas e público com deficiências. Ao fim desse treinamento, esses jovens farão parte da equipe de recepcionistas do Festival.
20/4 e 21/4 – 12h às 21h – Programação livre
? Exposição Artes Visuais – Bobby Baker apresenta Diary Drawings: uma exibição digital.
? Mostra de curtas-metragens sobre e pelos artistas de Unlimited e suas contribuições para o Festival London2012.
? Lounge para relaxar e mergulhar nos sons e imagens de Gary Stewart [Dubmorphology].
12h às 17h: Workshops criativos gratuitos
? Dança, com Marc Brew Company
? Arte do Burlesco e Cabaret, com Mat Fraser e Julie Atlas Muz
? Música, com Lewis Gibson and Alex Bulmer
? Teatro e Performance, com Graeae Theatre
18h às 19h: Espetáculo de Dança
Marc Brew Company apresenta Nocturne (Noturno) e Remember When (Lembre-se)
Nocturne: Inspirado em Nocturne, de JM Whistler, um quarteto de dança contemporânea primoroso faz a plateia mergulhar em sonhos urbanos inimagináveis que aparecem quando o sol se põe.
Remember When: Baseado na exposição, na revelação de camadas, usando linhas e comprimentos, dobradura intrincada, recolocações no espaço, iniciando uma conversa de recordações.
19h às 20h: Espetáculo Musical
Graeae Theatre apresenta Reasons to be Cheerful (Razões para Ser Feliz)
Parte teatro, parte show de rock, Reasons to be Cheerful (Razões Para Ser Feliz) é um conto sobre a transição para a vida adulta, apresentando os maiores sucessos de Ian Drury and the Blockheads, como Sex and Drugs and Rock and Roll, Sweet Gene Vincent, Spasticus Autisticus e Hit Me with your Rhythm Stick.