Espetáculo da natureza: o show de baleias e golfinhos em Arraial do Cabo

Até agosto, será possível avistar os mamíferos gigantes nas nossas praias

Por Da Redação
16 jul 2025, 11h12
baleias-golfinhos
Baleias e golfinhos: interação entre os cetáceos é perfeitamente normal, explicam especialistas (Ari Kaye e Rafael Pacheco/Instagram)
Continua após publicidade

A temporada de baleias na costa fluminense vem nos brindando com imagens de tirar o fôlego.

Na tarde desta terça (15), o fotógrafo carioca Ari Kaye e Rafael Pacheco estavam em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, quando flagraram uma cena de encher os olhos: jubartes nadando lado a lado com vários golfinhos da espécie nariz-de-garrafa no mar cristalino.

+ Passagem de baleias pela costa alavanca o turismo náutico

As imagens foram feitas com drone. “Estávamos com pouca bateria no equipamento, no mirante do Francês, quando fomos surpreendidos por um estardalhaço no mar. Quando vimos, era um verdadeiro balé em alto mar”, definiu Pacheco nas redes sociais.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Ari Kaye | FINE ART 🖼️ (@arikaye)

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Até agosto, será possível avistar baleias nas nossas praias, porque é justamente na temporada fria que elas buscam as águas quentes da Bahia para se reproduzir.

Continua após a publicidade

O monitoramento dos mamíferos é realizado pela equipe da Fundação de Meio Ambiente e Tecnologia de Arraial do Cabo (Funtec).

De acordo com o oceanógrafo Douglas Nemes, ouvido pelo jornal O Globo, a interação entre as baleias e os golfinhos, altamente sociáveis, é perfeitamente normal. “Como elas estão em rota migratória, é como se cetáceos menores ‘estivessem dando um oi'”, afirmou.

+ Por que voo da Azul precisou fazer pouso rápido no Santos Dumont

Continua após a publicidade

Tamanha movimentação, porém, vem despertando a preocupação das autoridades. Há registros publicados na internet, inclusive, de barcos que seguiam o rastro das baleias sem cumprir as regras básicas, estabelecidas no Manual de Boas Práticas em Interação com Mamíferos Marinhos do ICMBio. É vetado, por exemplo, ficar a menos de 100 metros dos animais, e o motor não pode ser jamais desligado.

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.