Espetáculo da natureza: o show de baleias e golfinhos em Arraial do Cabo
Até agosto, será possível avistar os mamíferos gigantes nas nossas praias

A temporada de baleias na costa fluminense vem nos brindando com imagens de tirar o fôlego.
Na tarde desta terça (15), o fotógrafo carioca Ari Kaye e Rafael Pacheco estavam em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, quando flagraram uma cena de encher os olhos: jubartes nadando lado a lado com vários golfinhos da espécie nariz-de-garrafa no mar cristalino.
+ Passagem de baleias pela costa alavanca o turismo náutico
As imagens foram feitas com drone. “Estávamos com pouca bateria no equipamento, no mirante do Francês, quando fomos surpreendidos por um estardalhaço no mar. Quando vimos, era um verdadeiro balé em alto mar”, definiu Pacheco nas redes sociais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Até agosto, será possível avistar baleias nas nossas praias, porque é justamente na temporada fria que elas buscam as águas quentes da Bahia para se reproduzir.
O monitoramento dos mamíferos é realizado pela equipe da Fundação de Meio Ambiente e Tecnologia de Arraial do Cabo (Funtec).
De acordo com o oceanógrafo Douglas Nemes, ouvido pelo jornal O Globo, a interação entre as baleias e os golfinhos, altamente sociáveis, é perfeitamente normal. “Como elas estão em rota migratória, é como se cetáceos menores ‘estivessem dando um oi'”, afirmou.
+ Por que voo da Azul precisou fazer pouso rápido no Santos Dumont
Tamanha movimentação, porém, vem despertando a preocupação das autoridades. Há registros publicados na internet, inclusive, de barcos que seguiam o rastro das baleias sem cumprir as regras básicas, estabelecidas no Manual de Boas Práticas em Interação com Mamíferos Marinhos do ICMBio. É vetado, por exemplo, ficar a menos de 100 metros dos animais, e o motor não pode ser jamais desligado.