Tubarões cercam pescador esportivo em caiaque: “Tem um monte”
Três animais floram flagrados na altura da Praia da Vila, em Saquarema, na Região dos Lagos

Pescadores esportivos estavam a bordo de caiaques foram surpreendidos na última terça (25), em Saquarema, Região dos Lagos do Rio, por três tubarões. Um deles, Filipe de Oliveira Carvalho, fez o registro em vídeo do momento em que os animais se aproximam. O grupo circulava pela altura da Praia da Vila, uma das mais conhecidas do município, quando os tubarões apareceram.
+ Tubarão ameaçado de extinção é flagrado pela primeira vez em Ipanema
A gravação compartilhada no Instagram mostra a surpresa do pescador quando vê um tubarão passar bem perto do caiaque. “Meu Deus do céu, um tubarão, velho. Mentira! Coração veio na boca agora, hein. Tu tá doido, velho?”, diz Filipe. Ele conversa em seguida com outro pescador dizendo que o equipamento não foi atingido, mas que o animal veio atrás.
O pescador amador publicou ainda um segundo vídeo que mostra pássaros tentando se alimentar de um cardume de manjubinha, enquanto os três tubarões, submersos, também buscavam alimento. “Olha só! Meu Deus do Céu! Tem um monte!”, diz o pescador quando um dos tubarões dá um salto para abocanhar uma presa.
Apesar da surpresa, o encontro com tubarões não é motivo para se desesperar. Segundo especialistas, os riscos de incidentes com tubarões envolvendo humanos são muito baixos. Somente sete casos de incidentes fatais foram registrados no Rio desde 1931. No mundo inteiro, a média anual é de 64 casos, segundo dados do Museu da Flórida. Em 2024, esse número ultrapassou um pouco essa média, chegando a 88 incidentes, sendo quatro deles fatais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui