UFRJ lança aplicativo para ‘autodiagnóstico’ de Covid-19
Intitulada Minha Saúde, a ferramenta criada por startup da Coppe tem por objetivo facilitar o monitoramento de sintomas da população
A Lemobs, startup incubada na Coppe/UFRJ, lançou o aplicativo gratuito Minha Saúde, cujo objetivo facilitar a população na avaliação de sintomas que possam sinalizar o diagnóstico da Covid-19. Por meio da ferramenta é possível realizar uma espécie de “autoavaliação”. Embora não substitua o diagnóstico clínico, a plataforma pode indicar a necessidade de monitoramento diário de sintomas como temperatura, pressão, entre outros, gerando o grau de risco e de análises por parte dos órgãos públicos de saúde.
+UFRJ cria modelo de previsões para pico da Covid-19 no Brasil
Os dados ali obtidos indicam se a pessoa integra o grupo de risco, se apresenta sintomas de alarme, se tem alergia a algum medicamento sintomático usado para aliviar sintomas, a exemplo de dipirona, paracetamol e AAS. “Dependendo do caso, seguindo diretrizes da OMS e das autoridades públicas de Saúde, o aplicativo vai alertar o usuário, sugerindo que procure o serviço de saúde mais próximo e fornecendo número de telefone e whatsapp de contato”, explica André Assis, médico e CEO da ProntLife, uma das parceiras no desenvolvimento do app. “Como trata-se de uma ferramenta georreferenciada, é possível monitorar os sintomas do cidadão e saber onde ele se encontra, facilitando a identificação de focos da pandemia”, complementa Sérgio Rodrigues, CEO da Lemobs.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui