Do dia 30 de abril ao dia 20 de maio, a Secretaria de Saúde espera imunizar 1,4 milhões de pessoas através da campanha nacional de vacinação contra a gripe, inclusive a provocada pelo vírus H1N1, nos postos de saúde do estado. A maioria dos casos de gripe não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, que incluem crianças a partir de seis meses de idade e menores de cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos e doentes crônicos, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção, portanto, é fundamental.
+ Rio registra cinco casos de H1N1 e duas mortes neste ano
A vacina, distribuída pelo Ministério da Saúde nos postos de saúde do estado, imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Mas outros cuidados devem ser adotados como formas de prevenção, como manter as mãos sempre limpas, utilizar lenço descartável para higiene nasal, evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos. Nas creches, é essencial higienizar os brinquedos com água e sabão, e utilizar lenço descartável para limpeza das secreções nasais e orais das crianças, lavando a mão após cada contato.
Por fim, pessoas gripadas devem evitar aglomerações e ambientes fechados, buscando manter os locais sempre ventilados. Hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a ingestão constante de líquidos, também são importantes.