Cientista político lança livro sobre os bastidores da Lava Jato
Leia na coluna Beira-mar da semana
Acaba de sair o livro Guerra à Corrupção: Lições da Lava Jato, do cientista político Sérgio Praça, professor da FGV-Rio e autor do blog Política com Ciência no site de VEJA. A obra traz entrevistas com mais de cinquenta fontes e informações detalhadas sobre a maior operação deflagrada no país contra a corrupção. O autor revela, por exemplo, que, apesar de a Controladoria-Geral da União ter apurado fortes indícios de desvios no Estádio do Maracanã em 2011, nenhum órgão público levou a denúncia adiante. O escritor falou sobre o atual cenário político do país e do Rio, que recentemente ultrapassou Curitiba em número de prisões decorrentes da Lava-Jato.
Alerj e ‘Bertoldo Brecha’: “Temos um país de baixa renda com educação péssima, então, o que é esquisito é deputado saber falar bem. Politicamente, o que aconteceu lá foi um reflexo da situação do estado.”
Foro privilegiado: “É uma medida que precisa ser revista, porque está protegendo corruptos. O mandato parlamentar virou mecanismo de sobrevivência fora da cadeia.”
Delação premiada: “É difícil regulamentá-la, mas o MPF é extremamente leniente. O Judiciário deveria interferir mais no processo. O Sérgio Machado, da Transpetro, entregou pouca coisa e teve a pena muito reduzida. Ele é um cara que roubava tão descaradamente que ligava até para desconhecidos para propor esquemas.”
O mito do herói: “Ainda bem que o Moro não quer se candidatar à Presidência. Lá não é lugar de juiz. A busca por um salvador da pátria é ruim, faz figuras como Bolsonaro ganhar força.”
LEIA MAIS NA COLUNA BEIRA-MAR DA SEMANA:
+ Lellêzinha é a nova obsessão do diretor do Multishow: ele quer contratá-la a todo custo
+ Bruno Gagliasso investe 3 milhões em rancho para cuidar de animais com o Ibama
+ Banqueteira dos ricos e famosos abre restaurante privé e não quer mais cozinhar para políticos
+ Dono da Patrimóvel lança feirão de imóveis inédito, com estratégia peculiar