Conhecida por suas criações potentes e de elevado teor alcoólico (a#naovaitersession já virou uma espécie de bandeira), a cervejaria carioca Quatro Graus lança a versão 2017 de sua extrema Imperial Stout, intitulada por eles de “Brazilian Extreme Imperial Stout”. Trata-se da nova versão da complexa e alcoólica sazonal Black Anthrax (produzida pela primeira vez no inverno de 2016, tornando-se logo o maior sucesso da marca), que será apresentada no Empório Alto dos Pinheiros (EAP), na sexta (14), às 17h, e no Hop Lab, na Praça da Bandeira, na segunda (17), a partir do mesmo horário.
Desta vez, a bem-sucedida criação não virá sozinha. A receita original segue tendo como base o melado na fermentação e adição de favas inteiras de baunilha, café e chips de carvalho na etapa de maturação. No entanto, além da versão base, chega ao público em duas versões: uma com mais café e outra com mais doses generosas de baunilha (ambas vendidas em chope e garrafa). Outra novidade deste ano é que todo o café utilizado nas três versões da Black Anthrax foi maturado previamente em barris de bourbon pela parceira Franck’s Ultra Coffee.
Para o lançamento da leva desta temporada, produzida na planta da recém-inaugurada Lagos, em Saquarema, a cigana Quatro Graus promete, além da Black Anthrax 2017, Coffea Black Anthrax e Vanilla Black Anthrax, plugar dois barris extras, tanto no EAP quanto no Hop Lab. Aos curiosos, a trupe avisa: os escolhidos são o Capsicum Black Anthrax, com adição de pimenta, e Black Anthrax 2016, sugestão que teve duas unidades guardadas do ano passado especialmente para serem servidas na ocasião atual. Segundo a marca, vale investir na degustação horizontal (variantes de 2017) e vertical (2016 e 2017) da linha, que nesta edição tem exemplares com teor alcoólico um pouco mais altos que o da estreia, variando entre 17 e 17,5%.
Os preços praticados no Hop Lab entre segunda (17) e domingo (23) serão: R$ 20 (a taça de 200 mililitros) e R$ 65 (a régua com cinco doses de 100 mililitros de cada variante).