Projeto faz crowdfunding para produzir cervejas colaborativas
À frente do Beer School Labs, o engenheiro químico e pesquisador Jamal Awadallak vai entregar as sete receitas e mostrar os bastidores das brassagens
Dono de um canal no YouTube há dois anos, onde compartilha seus conhecimentos acerca do universo de cervejas artesanais com cerca de 15 000 cervejeiros, sommeliers e apreciadores da bebida, o engenheiro químico, professor universitário e pesquisador Dr. Jamal Awadallak resolveu ir além recentemente. Com o apoio de seus seguidores, criou o projeto Beer School Labs (BSL), que une pequenos produtores do segmento e consumidores.
Funciona assim: a iniciativa viabiliza a elaboração e lapidação de receitas com o apoio de mais de 1000 entusiastas do ramo e dos donos das fábricas participantes (são sete, no total, com capacidades distintas), colaborando online durante sessões ao vivo semanais na plataforma do YouTube, além das brassagens nas cervejarias. A estreia, por exemplo, foi na Cervejaria Patt Lou, em Vitória de Santo Antão (PE), na sequência houve produção na OverHop/ Mistura Clássica, em Angra dos Reis (RJ). No cronograma estão ainda outras cinco para este mês de julho (veja abaixo a lista completa e os estilos).
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1) Patt Lou (PE)/ Sahti – 355 mililitros
2) OverHop/Mistura Clássica (RJ) – Wee Heavy – 355 mililitros
3) Piedade (RJ) – Session New England IPA – 355 mililitros
4) Old Captain (RS) – Berliner Weisse com calda de tangerina – 355 mililitros
5) Cervejaria Providência (PR) (estilo a definir) – 355 mililitros
6) Verace (BH) Sour de cajá, manga e goiaba – 355 mililitros
- Essas cervejas serão produzidas ao longo do mês de julho/2017, e devem ser entregues em outubro/2017. Existem colaborações com três cervejas (#1, #2 e #3) ou (#4, #5 e #6), ou com as seis (e ainda com desconto)
7) Gotter (MG) – Russian Imperial Stout (envelhecida) – 355 mililitros
- Essa será produzida e envelhecida e está prevista para ser entregue em janeiro/2018. O rótulo pode ser adicionado após a escolha da colaboração inicial
As realidades de cada cervejaria, as burocracias específicas de cada estado para registro do produto, os impostos envolvidos e todo o processo relacionado à produção de um rótulo integram o conteúdo do projeto, que será encerrado com um documentário. Para viabilizar o Beer School Labs, no entanto, o criativo modelo escolhido para pré-venda foi o de financiamento coletivo, já disponível pelo site Social Beers.