Beleza na palma das mãos
Veja quando e como começar a prevenir e tratar os sinais de envelhecimento das mãos

Já ouviu dizer que as mãos são as partes do corpo que mais rapidamente revelam sinais de envelhecimento? Embora fatores como genética e hábitos de vida interfiram na aparência das mãos, em geral, é isso mesmo o que acontece. Uma das razões é que a pele delicada e fina das mãos está constantemente exposta a agressões externas, como sol, vento, água, poluição e substâncias químicas encontradas nos sabonetes, detergentes e outros produtos usados diariamente. Isso pode levar ao ressecamento, ao aparecimento de manchas e de rugas. Sem falar na maior propensão a alergias e micoses.
Além disso, as perdas de colágeno, de elastina e da camada de gordura subcutânea, naturais no processo de envelhecimento, também contribuem para que, com a idade, as mãos fiquem mais flácidas, mais finas, com aspecto ossudo e com veias e tendões mais visíveis.
Muitas vezes, prestamos mais atenção às mudanças no rosto e no pescoço, e acabamos esquecendo de que as mãos também precisam de cuidados especiais. Elas acabam ficando com o aspecto envelhecido mais cedo. Algumas mudanças são mesmo inevitáveis, inclusive porque as mãos têm menos fibras colágenas que outras regiões do corpo. Mas isso não significa que não haja maneiras de prevenir alguns problemas e de reverter danos. Ao contrário. Há tratamentos para mãos muito eficazes, procurados tanto por mulheres quanto por homens.
É importante incluir as mãos na rotina de skincare, lembrando que filtro solar e hidratantes específicos para essa região devem ser usados diariamente, mas não são suficientes. A pele das mãos também precisa de regeneração e renovação. Uma orientação específica para as mãos pode ser feita na consulta. Se a paciente preferir praticidade, oriento a fazer o mesmo skincare prescrito para a face, no dorso das mãos.
Também são recomendados procedimentos no consultório. Os bioestimuladores de colágeno, como a hidroxiapatita de cálcio ou o ácido poli-L-lático, estão entre os mais eficazes. A substância, injetada na pele, estimula a produção de colágeno, trazendo um aspecto “mais preenchido” e melhorando a qualidade da pele. O resultado é o dorso das mãos com aparência mais jovem, com sulcos, veias e tendões menos visíveis. Ele é ainda melhor quando associamos os bioestimuladores com luz pulsada e lasers, que clareiam as manchas e dão mais viço à pele. Os bioremodeladores e skinboosters são uma excelente opção para retardar o envelhecimento, já que aumentam a densidade dérmica e a hidratação profunda.
O recomendado é começar o tratamento das mãos aos 30 anos, com skincare. Aos 40, começam os procedimentos de prevenção no consultório, uma vez ao ano. Por volta dos 45, iniciamos os tratamentos combinados, uma a duas vezes ao ano.
Como em todos os tratamentos para a pele, uma alimentação equilibrada e um corpo bem hidratado são fundamentais. Tabagismo, consumo excessivo de álcool, movimentos musculares repetitivos e contínuos, procedimentos de bronzeamento artificial frequentes, má alimentação e pouca ingestão de água são fatores que aceleram os sinais de envelhecimento das mãos.
Todo o tratamento deve ser acompanhado por um dermatologista. Mas você pode aliar o uso dos cremes indicados pelo médico e os procedimentos no consultório a alguns hábitos simples para ajudar a manter a beleza na palma (e no dorso) das suas mãos. Veja cinco dicas:
. Use filtro solar e hidratante para mãos, diariamente, no máximo de vezes ao dia que você conseguir.
. Use luvas quando mexer com produtos de limpeza. As luvas de vinil são finas e práticas.
. Lave as mãos com sabonetes suaves.
. Evite o uso excessivo de álcool em gel.
. Faça uma esfoliação leve a cada 15 dias, para remover células mortas e promover a renovação natural da pele.