Mais que esporte: o que as Olimpíadas ensinam sobre qualidade de vida?
Japão é um exemplo de estilo de vida saudável
Os Jogos Olímpicos são verdadeiras lições de estilo de vida saudável. Mais do que apenas o esporte, a cada quatro anos, temos a oportunidade de testemunhar que o topo do pódio é o destino certo quando a disciplina encontra a força de vontade. Um país em especial tem se destacado neste cenário: o Japão.
Apesar de ser uma ilha de dimensões diminutas se comparado a outros países, os japoneses têm uma cultura tão arraigada, que valores saudáveis se perpetuam, geração após geração. Um país devastado por bombas nucleares, por eventos climáticos, como terremotos, mas que confirma, uma vez mais, que garra, educação e espírito de equipe podem levar longe.
Em recente entrevista a uma jornalista no Japão, uma anciã de 112 anos foi questionada sobre o segredo de sua longevidade. A resposta foi simples e objetiva: “ando muito, como pouco e durmo bem”. Não é só ela. As três dicas de ouro estão profundamente entranhadas no modo de ser e de viver do povo japonês.
Com um estilo de vida saudável, os japoneses evitam as doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e câncer que precedem as causas de morte mais comuns no mundo atualmente: os enfartes do miocárdio, os AVCs e o próprio câncer. Em oposição a eles estão os Estados Unidos, o país das doenças crônicas e da obesidade, com a sua cultura do fast food, do transporte de carro e da produtividade que piora ou afasta o sono.
Repare nos comentaristas dos Jogos Olímpicos. Geralmente são ex-atletas que, mesmo afastados da prática esportiva de alta performance, conseguiram manter os benefícios dos exercícios a longo prazo. Isso está intrinsicamente ligado ao fato que um estilo de vida não é algo que se conquista facilmente, mas que, uma vez adquirido e incorporado ao dia a dia, também não se perde.
As Olimpíadas nos lembram que a prática regular de esportes é aliada fundamental na busca por um estilo de vida saudável, bem como noites de sono reparadoras, alimentação saudável, evitar hábitos nocivos como o cigarro e o consumo de álcool, além de respeitar momentos de descanso e lazer, acompanhado de família e amigos. Por fim, é fundamental manter em dia os check ups médicos, que tem a chance de antecipar eventuais doenças e tratá-las a tempo.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.