Que tal maratonar filmes sobre moda?
No catálogo Cine Fashion, do Now, 37 longas que contam histórias de grandes marcas como Chanel, Saint Laurent e McQueen
O cinema ama a moda, e vice-versa. As parcerias entre grandes cineastas e estilistas fizeram história em inúmeros filmes. Yves Saint Laurent assinou o figurino de A Bela da Tarde. Paco Rabanne marcou uma época com o visual futurista de Jane Fonda em Barbarella. E Hubert de Givenchy criou os looks icônicos de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, filme que está em cartaz no catálogo do Now, numa seleção incrível de 37 longas de ficção e documentário sobre moda. Para quem é aficionado pelo tema, listo alguns dos filmes do Cine Fashion (Now), uma sugestão para maratonar no fim de semana.
Casa Gucci – Estrelado por Lady Gaga, o longa dá um panorama sobre uma parte trágica e obscura da tradicional marca italiana Gucci, revelando histórias da disputa familiar pelo comando da empresa, casos de sonegação de impostos, a venda para um grande grupo de investidores que nada entendia de moda e o assassinato de Maurizio Gucci. Além disso, boa parte dos figurinos são originais dos arquivos da Maison.
Direito de Amar – O filme não trata de moda, mas da solidão. Sua aproximação com o mundo fashion está na estética apuradíssima criada pelo diretor Tom Ford – estilista americano que, aliás, aparece como personagem jovenzinho em Casa Gucci, para ilustrar o período em que ele foi contratado pelo grupo de investidores para dar cara nova à maison italiana. Julianne Moore, uma das musas de Tom Ford, está no elenco do filme com visual retrô icônico.
As Patricinha de Beverly Hills – Um dos filmes que mais representa a moda dos anos 90, década que está super em alta atualmente. Com figurinos de Mona May, o longa estrelado por Alicia Silverstone celebra o estilo grunge usado por meninas ricas, como o look xadrez amarelo da Dolce & Gabanna, as meias ¾ com minissaia e os vestidos de alcinha usados sobre t-shirts.
Saint Laurent – Cinebiografia de um dos estilistas mais importantes da história da moda. Revela um pouco do processo criativo, das crises amorosas e dificuldades emocionais do designer. A história começa em 1967, quando ele deixa a Dior para criar sua própria maison em parceria com o marido e empresário Pierre Berger, até 1976 em um de seus mais icônicos desfiles. Em cena, algumas de suas musas inspiradoras, como a amiga Loulou de la Falaise.
Dior e eu – O documentário mostra o que há por trás da primeira coleção de alta costura do estilista Raf Simons para a Dior. Com pleno acesso ao dia a dia do ateliê e da equipe, concedido pelo estilista em seu primeiro ano como diretor criativo da maison, as câmeras puderam retratar as pressões e agitações de uma das maiores representações do mundo da moda.
McQueen – Documentário sobre o lendário estilista britânico Alexander McQueen, que se tornou designer chefe da Givenchy aos 27 anos. O filme conta com imagens de seus desfiles teatrais e depoimentos de seus amigos mais próximos e familiares para reconstruir a história de vida do torturado gênio da moda.
Coco antes de Chanel – Cinebiografia de Gabrielle Chanel, estrelada por Audrey Tatou. O filme conta desde sua infância no orfanato, os tempos como cantora de cabaré, costureira e chapeleira. E mostra também a importância de suas relações de amor no apoio a seus primeiros anos como estilista: primeiro no romance com Étienne Balsan, que passa a ser seu protetor, e depois com o grande amor de sua vida, Arthur Capel.
Entre outros filmes em cartaz no catálogo Cine Fashion, do Now, estão Sex and the City, Gatsby, Pulp Ficton, Prêt-à-Porter, Maria Antonieta, Taxi Driver, Janela Indiscreta e Bonnie & Clyde. Vale conferir!