Casa Ocre, no Horto, inaugura a mostra “Entrelaçadas”: poesia e bordados
A ideia foi da poetisa Jane Ferreguetti e seu trabalho com bordados junto às artesãs do projeto social Central Veredas



















A Casa Ocre, no Horto, inaugurou a mostra “Entrelaçadas”, nessa terça (18/03), com poesia, arte e bordado, sob curadoria da cenógrafa Andrea Velho, diretora criativa da casa.
A ideia foi da poetisa Jane Ferreguetti e seu trabalho com bordados junto às artesãs do projeto social Central Veredas, com sede em Minas, onde mulheres cultivam algodão, colhem e transformam a fibra em fios, que são tingidos com pigmentos naturais, tecidos à mão e, por fim, entregues a um segundo grupo de bordadeiras, que, com agulha e linha, inscrevem os versos sobre a trama.
“Cada peça carrega não apenas o trabalho manual, mas também histórias de resistência, saberes ancestrais e a continuidade de tradições que encontram na arte um espaço de preservação. Cada bordado traz não apenas a poesia das palavras, mas também a trajetória dessas mãos”, diz Jane.
E teve leitura de “O Pequeno livro de Jane” (2021), com revezamento entre os convidados.
Em determinado momento, chegou um ramo de girassóis para Andrea, da sogra, Cissa Guimarães — diferentemente da implicância milenar sograXnora, é apaixonada pela sua, casada com o arista plástico Thomaz Velho.
As luminárias expostas chamaram atenção, algumas identificadas como as que aparecem na mesa de jantar da casa de Mavi (Chay Suede), em “Mania de Você”, novela das nove da TV Globo, feita por ele – cada uma é única.