Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Claudia Matarazzo: “As maldades de Odete não são maldades” 

Débora Bloch descreve Odete Roitman, sua personagem em "Vale Tudo", como uma personagem que representa a "elite do atraso"

Por lu.lacerda
Atualizado em 19 jul 2025, 11h05 - Publicado em 19 jul 2025, 08h00
Odete Roitman (Débora Bloch) na novela Vale Tudo
Debora Bloch como Odete Roitman: ao analisar o sucesso da vilã no remake da novela, atriz diz que “Se as falas estão viralizando, é sinal de sucesso” (./Divulgação)
Continua após publicidade

Sobre a elegância de Odete Roitman, não falando no sentido de figurino, de decotes, de maquiagem, de um dedinho de raiz, não! Vai bem além de um perfume contundente ou de uma bunda marcada, digamos assim.

Convidada, a consultora de comportamento Cláudia Matarazzo comenta: “Odete, do ponto de vista de etiqueta e educação, é impecável, tem a base, procura, de certa forma, pôr em prática, embora ela sofra o ônus de ter que levar nas costas, a empresa, a família (que é toda disfunção), dois filhos inúteis, a filha complicadíssima, o filho um tonto, a irmã que não trabalha e é fraquinha. Ela lida com as questões práticas e também mais modernas de uma mulher, como a liberdade de ter um namorado, de viajar, seja ele mais novo ou mais velho, enfim uma vida amorosa livre. Essa é a graça da personagem que Débora Bloch leva muito bem. Ela tem as fragilidades e a força, tem essa dualidade. As maldades dela de vilania não são maldades — são hoje o que a gente acha normal, pois vivemos num mundo muito pouco amigável e pouco tolerante. Nós ficamos muito mais agressivos. Nos anos 80, esse tipo de coisa soava terrível; hoje há certos tabus que a gente já está conversando, já está resolvido.”

Débora Bloch descreve Odete Roitman, sua personagem em “Vale Tudo” como uma personagem que representa a “elite do atraso”, com um pensamento que contribui para a desigualdade social e a inversão de valores no Brasil, mas também que tem “muitas camadas”.

Claudia Matarazzo é jornalista especialista em etiqueta e comportamento
Claudia Matarazzo é jornalista especialista em etiqueta e comportamento (./Reprodução)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.