Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

O grupo-dos-sete-réus: “Acho que o Bolsonarismo vai se enfraquecer”

É o que acredita o cientista político Carlos Pereira, especialmente no Rio de Janeiro

Por lu.lacerda
Atualizado em 26 mar 2025, 20h13 - Publicado em 26 mar 2025, 19h30
O ex-presidente Jair Bolsonaro e os sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022 (em ordem alfabética): Alexandre Remagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto
O ex-presidente Jair Bolsonaro e os sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022 (em ordem alfabética): Alexandre Remagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto  (Agência Brasil e STF/Divulgação)
Continua após publicidade

Entre as características de quem nasce no Rio estão a irreverência e o bom humor. Você vê esses traços em Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; ou em Almir Garnier, ex-comandante da Marinha? Conseguiria  imaginá-los tomando um mate gelado na praia para comemorar a chegada do verão? Ambos são cariocas.

O tenente-coronel Mauro Cid também é cidadão fluminense, nascido em Niterói, com um currículo acadêmico vasto e mais de 20 anos de atuação militar.

Embora Jair Bolsonaro seja paulistano, nascido em Glicério, interior de SP, começou sua carreira no município de Resende depois de se formar na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1977, e eleito vereador em 1988.

Procurado, para saber o que muda no cenário carioca, o cientista político Carlos Pereira comenta: “Acho que o Bolsonarismo vai se enfraquecer como um todo diante de potenciais condenações judiciais. Especialmente no Rio de Janeiro. Mas isso não significa que a direita está morta. Pode ser uma oportunidade para ela se reciclar e encontrar novas alternativas de líderes carismáticos”

Os outros da lista são o brasiliense Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; o curitibano Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; o cearense Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o mineiro Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.