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Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Copos reutilizáveis no Rock in Rio são novidade de sustentabilidade

Iniciativa reduzirá 14 toneladas de resíduos na edição que celebra os 40 anos do festival

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2 set 2024, 12h15
Pela primeira vez haverá copos reutilizáveis no Rock in Rio
 (Otavio Furtado/Veja Rio)
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Em parceria com as marcas de bebidas que estarão na Cidade do Rock, pela primeira vez haverá copos reutilizáveis no Rock in Rio. Além de diminuir o impacto ambiental, com uma redução projetada de 14 toneladas de resíduos, a novidade também agradará os fãs que poderão tomar sua bebida com preço menor ao reutilizar o copo.

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A operação no entanto gera dúvidas se a aplicação será da melhor maneira. Primeiro porque cada bebida só poderá ser servida no copo da mesma marca. Ou seja, o consumidor que comprar um copo de refrigerante não poderá utilizar o mesmo para comprar cerveja depois, por exemplo. Isso acabará forçando algumas pessoas a ter que manter mais de um copo durante as horas que estiver no festival. Mesmo com um dos patrocinadores distribuindo cordinhas poderá ser desconfortável para o público.

Segundo Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, a necessidade de ter mais de um copo para consumir bebidas diferentes não será um problema. Primeiro porque haverá promotores na saída do evento incentivando o público a devolver para que o material possa ser reutilizado. Mas até quem quiser levar o produto como lembrança ajudará na redução dos resíduos. “O objetivo é não gerar resíduo para aterro. Se ele vai utilizar os copos depois na casa dele, menos mal. O que a gente não quer é indo pro lixo”, explicou.

A executiva da empresa que organiza o Rock in Rio aposta ainda na conscientização do público para o uso inteligente dos copos reutilizáveis. “A gente já trabalha essas temáticas há mais de 20 anos, do meio ambiente especificamente a gente vêm fazendo muita coisa há muito tempo”, lembra. Roberta aponta ainda que o comportamento dos frequentadores do festival já mudou. “Se você olhar o Rock in Rio de 2001 o final do evento parecia que o mundo tinha acabado. Você não via um pedacinho de chão, era assustador. Hoje você vai ver uma cena completamente diferente. Vai ter lixo no fim do dia, mas se você olhar o comportamento do público já é radicalmente diferente”, completa.

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A outra questão é que o copo onde será colocado o refil da bebida não será o mesmo comprado pelo cliente. Será trocado por um limpo já abastecido com a mesma bebida, enquanto o usado será enviado diretamente para a higienização, retornando para a cadeia do evento. Segundo os organizadores essa metodologia é para garantir a agilidade no atendimento, contudo aumentará o consumo de água ou energia para garantir a higienização.

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