Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Entenda como evitar dor de cabeça no inventário com holding familiar

Especialista explica o que é a modalidade que evita gastos excessivos em inventários

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 abr 2025, 20h39
O que é holding familiar
Especialista explica como funciona proteção do patrimônio (Cottonbro Studio/Pexels)
Continua após publicidade

Não bastasse o processo do luto de um ente querido, lidar com inventário pode ser uma dor de cabeça ainda maior com as altas taxas de cartórios, honorários e impostos. Por isso cada vez mais é comum o uso de soluções como a holding familiar para deixar esse processo mais simples e menos custoso.

“É uma solução estratégica que permite um planejamento patrimonial mais seguro e eficiente. Ao transferir os bens para uma empresa, os herdeiros evitam os custos elevados do inventário e garantem uma transição mais tranquila e ágil”, explica o advogado Renan Affonso.

Os herdeiros são obrigados a iniciar o processo de partilha de bens até 30 dias após o falecimento. Os custos envolvem taxas judiciais, cartório de imóveis, honorários advocatícios, emolumentos, registros e outros encargos podem representar até 40% do patrimônio.

Para diminuir a burocracia e os gastos, a família cria uma empresa  que funciona como um “cofre” no qual ficam guarnecidos os bens. Dessa forma, os imóveis, fazenda, automóveis e demais ativos passam a pertencer juridicamente à empresa, garantindo que, no falecimento do proprietário, a transição ocorra sem a necessidade de um inventário tradicional.

“Além da economia, há uma grande vantagem jurídica: como os bens já pertencem à holding, a sucessão ocorre de maneira automática, sem a necessidade de um processo demorado e custoso”, completa o especialista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.